Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Zika Vírus é uma infecção causada pelo vírus ZIKV, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo transmissor do dengue e da febre chikungunya.
O vírus ZIKV não é transmitido de pessoa para pessoa. O contágio dá-se através do mosquito que, após picar alguém contaminado, pode transportar o ZIKV durante toda a sua vida, podendo transmitir a doença a quem não possuir anticorpos.
Recentemente, alguns cientistas chegaram à conclusão que a transmissão também pode ser perinatal ou sexual, apesar destes serem um número reduzido de casos.
Os sintomas da doença começam de 3 a 12 dias após a picada do mosquito e são comuns a muitas outras doenças, daí o seu difícil diagnóstico:
- Febre baixa (entre 37,8 e 38,5 graus).
- Dor nas articulações, mais frequentemente nas articulações das mãos e dos pés, com possível inchaço.
- Dor muscular.
- Dor de cabeça e atrás dos olhos.
- Erupções cutâneas, acompanhadas de comichão. Podem afetar o rosto, o tronco e alcançar os membros periféricos, como as mãos e os pés.
Sintomas mais raros:
- Dor abdominal.
- Diarreia.
- Constipação.
- Fotofobia e conjuntivite.
- Pequenas úlceras na mucosa oral.
Normalmente, trata-se de sintomas ligeiros, que evoluem favoravelmente. Foi o que aconteceu aos quatro casos detectados recentemente em Portugal, todos eles vindos do Brasil.
Segundo a DGS, tem que haver um cuidado especial com as grávidas, pois são consideradas como um grupo de risco para este vírus, visto que “há suspeitas (ainda não inteiramente comprovadas) que a doença possa provocar alterações fetais durante a gravidez, em particular microcefalia”.
Como se trata de um vírus que é transmitido aos seres humanos apenas pela picada de mosquitos infectados, a prevenção consiste em adoptar as seguintes medidas:
- Utilizar repelente contra insetos, inclusive na roupa. Reaplicar a cada seis horas ou de acordo com as instruções do fabricante. São considerados eficazes e seguros repelentes à base de DEET, icaridina e EBAAP ou IR3535.
- Usar roupas claras e de preferência com mangas e calças longas.
- Evitar a acumulação de água parada (em latas, copos de plástico, vasos de plantas, garrafas de água, etc...), evitando que a água da chuva se acumule em qualquer local.
- Instalar redes de proteção nas janelas e portas das residências.
- Utilizar redes mosquiteiras nas camas.
Até agora foram notificados casos de doença pelo vírus Zika em vários países: Brasil, Cabo Verde, Colômbia, El Salvador, Fiji, Guatemala, México, Nova Caledónia, Panamá, Paraguai, Porto Rico, Samoa, Ilhas Salomão, Suriname, Vanuatu, Venezuela, Martinica, Guiana Francesa e Honduras.
As autoridades de saúde aconselham as grávidas que tenham estado nestes países a consultarem o médico.
No Brasil estima-se que o ZIka virus já tenha infectado entre 440.000 e 1.300.000 pessoas, segundo um comunicado do Instituto Pasteur, que anunciou ter sequenciado o genoma deste vírus.