Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Todos os anos é a mesma coisa e parece-me sempre que já fiz não sei quantos posts com este tema. Contudo, e como cá em casa começam os preparativos para um dos mais novos partir para mais uma aventura, nunca é demais lembrar mais uma vez aqueles cuidados básicos para uma viagem segura, no que à saúde diz respeito.
Vou resumir este post a 4 pontos fundamentais:
1 - IR À CONSULTA DO VIAJANTE
As pessoas que vão viajar para destinos fora da Europa, sobretudo se o fazem pela primeira vez, devem sempre ir a uma consulta do viajante.
Esta consulta deveria ser feita quatro semanas antes da viagem, de forma a que todas as vacinas necessárias pudessem ser administradas em tempo útil. De qualquer forma, se acha que já é tarde, não perca tempo, marque e vá na mesma. Ser-lhe-ão dados conselhos para que faça uma viagem em segurança e poderá ser acompanhado por esta consulta, antes, durante e após a viagem, caso seja necessário.
Pode consultar AQUI os locais das referidas consulta, no SNS. Estas consultas também estão disponíveis nalguns hospitais particulares e no IHMT, em Lisboa.
2 - LEVAR UMA BOLSA COM MEDICAMENTOS
Para a mala de viagem estar completa, não podem faltar os medicamentos pois, nunca se sabe o que pode acontecer, e esta medida pode prevenir muitos dissabores, que poderiam estragar esses dias tão esperados. Nalguns países, as farmácias são escassas, os medicamentos são outros e os cuidados básicos de saúde quase não existem, por isso, mais vale prevenir.
Lista de Medicamentos:
- Analgésicos (para as dores) e antipiréticos (para a febre)
- Antigripal
- Gotas descongestionantes para o nariz (também vão dar jeito se a viagem for de avião)
- Medicamento para a diarreia
- Medicamento para a prisão de ventre
- Normalizador da flora intestinal
- Sais de re-hidratação oral
- Anti-histamínico (para as alergias)
- Pomada com antibiótico
- Pomada anti-fúngica
- Antiácidos (para a azia e indigestão)
- Antiespasmódico (para dor e desconforto abdominal)
- Comprimidos para o enjoo
- Antibiótico de largo espectro (pedir receita e aconselhar-se com o médico).
Além destas listas, deverão sempre incluir toda a medicação crónica para o período da viagem, seja ela de uma semana, um mês ou seis meses, pois os medicamentos diferem de país para país e o acesso aos mesmos também não é sempre o mesmo. Devem levar fotocópias das receitas médicas e/ou comprovativos médicos de todos os tratamentos que estão a fazer (com o nome completo do utente, nome genérico do medicamento, dosagens, preferencialmente escrito em inglês).
Outros:
- Repelente de insectos
- Protetor solar
- Pensos rápidos
- Solução desinfetante (pode ser em toalhetes)
- Ligadura elástica autoaderente
- Tampões para os ouvidos
- Preservativos
3 - CUIDADOS NAS VIAGENS DE AVIÃO
Muito importante durante as viagens de avião, de forma a prevenir alguns desconfortos e problemas, é seguir algumas medidas simples, nomeadamente:
- Ingerir líquidos antes e durante o voo
- Aplicar loção hidratante na pele
- Aplicar gotas nasais de soro fisiológico
- Usar óculos em vez de lentes de contacto
- Executar exercícios simples com frequência durante o voo, evitando estar sempre sentado e na mesma posição
- Utilizar meias elásticas especiais (de contenção venosa). Isto aplica-se sobretudo a quem tem problemas circulatórios, pois nas viagens de avião há um risco acrescido de formação de coágulos sanguíneos e a possibilidade de desenvolver tromboses venosasm em especial nos membros inferiores. Algumas pessoas são aconselhadas a fazer profilaxia medicamentosa.
- Utilizar roupas largas e confortáveis
4 - OUTRAS MEDIDAS BÁSICAS
Existem alguns cuidados, que devem ser seguidos em todos os países onde as condições básicas de saneamento e higiene são diferentes das nossas, nomeadamente nas viagens para a Ásia, África, etc...
- Só consumir água engarrafada (atenção ao gelo!) - Evitar alimentos crus ou mal cozinhados - Lavar sempre muito bem as mãos - Evitar o contacto com os animais (cuidados com a raiva!)
BOAS FÉRIAS, COM MUITA SAÚDE!