Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




image.jpg

 

O presidente do Infarmed anunciou a criação de uma via verde para o medicamento que garantirá que o doente tenha sempre acesso a um fármaco, desde que tenha consigo uma receita médica. Esta via verde estará disponível a partir de Junho.

 

Trata-se de uma plataforma gerida e controlada pelo Infarmed, através da qual os intervenientes do circuito – Indústria, distribuidores e farmácias – assegurarão a disponibilidade de um determinado medicamento, permitindo aos doentes um acesso mais rápido e evitando as falhas que têm acontecido nos últimos tempos nas nossas farmácias.

 

A gestão apertada de stocks e as falhas diárias de determinados medicamentos fazem com que as deslocações à farmácia sejam cada vez mais frequentes.

Por vezes, para aviarmos uma receita, temos que ir à farmácia duas ou três vezes: primeiro fica a receita para os medicamentos serem encomendados para o dia seguinte, no dia seguinte ainda está "esgotado" um dos medicamentos e, muitas vezes, só à terceira ou quarta visita é que a receita fica completa.

Também sabemos que isto não é igual em todas as farmácias, mas para alguns medicamentos é mais usual do que o desejado. E quem são os culpados? A indústria? O distribuidor? A farmácia? Na grande maioria da vezes, estas questões não são esclarecidas...

 

Esperamos que com esta via verde todo o processo seja controlado de uma forma mais eficaz, trazendo vantagens para todos, utentes e farmacêuticos.

 

Para que tudo corra melhor, é fundamental a colaboração de todos e é necessário notificar o Infarmed sempre que se detecte uma falha de medicamentos na farmácia.

 

Se tem dificuldade em encontrar o medicamento de que necessita contacte:

falta.medicamento@infarmed.pt ou pelo Tel. 800 222 444 (Linha do medicamento)

Disponível nos dias úteis, das 9h às 13h e das 14h às 17h

publicado às 18:23

Imagens

Algumas das imagens presentes no blog são retiradas da Web. Na impossibilidade de as creditar corretamente agradeço que, caso alguns dos autores não autorize a sua publicação, entre em contato, para que as mesmas sejam retiradas de imediato.

Termo de responsabilidade

A informação contida neste blog não substitui o aconselhamento médico ou farmacêutico. O objetivo do blog, é informar sobre vários assuntos ligados à saúde em geral, e à farmácia em particular. Os vários temas são abordados de uma forma não exaustiva, acessível ao público em geral.


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Calendário

Maio 2015

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31

Pesquisar

  Pesquisar no Blog