Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
“A dermatite atópica (DA), ou eczema atópico, é uma doença crónica, imunomediada e atualmente incurável, determinada por fatores genéticos e ambientais, com um impacto muito relevante na qualidade de vida dos doentes. Estima-se que afete entre 10 a 20% das crianças e entre 1 a 3% dos adultos em todo o mundo.”
A semana passada falou-se muito desta doença porque celebrou-se o Dia Internacional da Dermatite Atópica. No âmbito desta celebração, nasce a Associação Dermatite Atópica Portugal (ADERMAP).
A dermatite atópica é uma doença que evolui por ciclos, com alguns períodos sem sintomas que alternam com outros de maior intensidade, também conhecidos por períodos de crise ou fase aguda. Mesmo nos períodos de acalmia, os tratamentos e os cuidados com a pele nunca podem ser descuidados. Controlar todos estes períodos é fundamental para a qualidade de vida. Nos períodos de crise, o tratamento deve ser rápido e nos períodos de acalmia, a pele deve ser devidamente cuidada, mediante o uso de produtos emolientes, para reconstruir a pele e para diminuir a secura da mesma, além de outras medidas, muitas delas dependentes de cada pessoa.
As terapêuticas mais utilizadas tratam apenas os sintomas e não a doença em si, restaurando a barreira da pele, minimizando o agravamento da doença, reduzindo o seu grau e duração e diminuindo o surgimento de crises.
Trata-se de uma afeção benigna, não contagiosa, que na maioria dos casos, surge nos primeiros anos de vida, mas que pode surgir em qualquer idade.
Não é tarefa fácil ter que enfrentar esta doença, pois o incómodo que causa pode afetar grandemente o dia-a-dia e a auto estima do doente. Por se tratar de uma doença benigna, nunca deve ser menosprezada.
A qualidade de vida destas pessoas deve ser cuidada, preferencialmente com a ajuda de dermatologistas, desde os primeiros anos ou desde que aparecem os primeiros sinais da doença.
Não sofra sozinho! Fale da doença ao seu médico, siga os seus conselhos e peça ajuda ao seu farmacêutico para que a sua pele esteja cuidada durante todo o ano! Agora também já tem uma Associação (ADERMAP) com a qual pode partilhar as suas dúvidas a sua experiência.