Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Utilização prolongada de Omeprazol pode ser prejudicial

por dicasdefarmaceutica, em 27.06.14

Segundo a bula do medicamento, o Omeprazol "é utilizado para o tratamento de curta duração em adultos, da azia, perturbações da digestão, enfartamento, indigestão ácida e hiperacidez ou prevenção destes sintomas quando associados ao consumo de alimentos e bebidas". Diz ainda que "o tratamento não deverá ultrapassar as duas semanas"...

Este medicamento é muito utilizado para o tratamento da úlcera gástrica e da doença do refluxo gastro-esofágico.

 

O que se passa é que, este "é um medicamento seguro, mas está a ser sobreutilizado", palavras do gastroenterologista Hermano Gouveia, dirigente da Sociedade Portuguesa de Gastroenterologia (SPG). Em 2013, os portugueses consumiram quase três milhões de unidades de omeprazol.

Muitas pessoas estão a utilizar o Omeprazol como protetor gástrico, por exemplo quando estão a tomar outros fármacos e, na grande maioria das vezes é desnecessário, pois nem todos os medicamentos são lesivos para a mucosa do estômago.

 

Riscos associados à toma prolongada de Omeprazol:

 

1 - Pode reduzir a absorção de Vitamina B12 (cianocabalamina) que tem um importante papel na formação de novas células.

 

2 - Pode provocar ou agravar a deficiência de Magnésio, um dos mais importantes minerais do nosso organismo.

 

3 - Pode originar um aumento de infeções gastrointestinais.

 

Em conclusão, o Omeprazol pode e deve ser utilizado, mas deve ser prescrito pelo médico após avaliação clínica. As doses mais baixas, que podem ser vendidas sem receita médica, não estão isentas de risco; devem ser aconselhadas pelo farmacêutico e respeitar rigorosamente o tempo máximo de tratamento inscrito na bula do medicamento (normalmente duas semanas).

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 20:00

Imagens

Algumas das imagens presentes no blog são retiradas da Web. Na impossibilidade de as creditar corretamente agradeço que, caso alguns dos autores não autorize a sua publicação, entre em contato, para que as mesmas sejam retiradas de imediato.

Termo de responsabilidade

A informação contida neste blog não substitui o aconselhamento médico ou farmacêutico. O objetivo do blog, é informar sobre vários assuntos ligados à saúde em geral, e à farmácia em particular. Os vários temas são abordados de uma forma não exaustiva, acessível ao público em geral.



Mais sobre mim

foto do autor


Calendário

Junho 2014

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930

Pesquisar

  Pesquisar no Blog