Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Universidade da Flórida a caminho da cura do Lúpus

por dicasdefarmaceutica, em 30.06.15

image.jpg

O Lúpus é uma doença autoimune crónica, que não tem limites e pode danificar qualquer parte do corpo, desde a pele, articulações e até órgãos.

Afeta oito a dez vezes mais o sexo feminino e normalmente é diagnosticada entre os 18 e os 55 anos.

 

É uma doença que aparece e desaparece como se se tratasse de um"fantasma" que persegue aqueles a quem foi diagnosticada. Quase todos conhecemos pessoas com lúpus: num mês parecem estar muito bem, como se não tivessem qualquer doença e no mês a seguir, as dores, o mau-estar, o aspeto da pele, parece que tudo muda, levando, por vezes, a fases de internamento mais ou menos prolongadas.

 

Até agora, os medicamentos mais utilizados no tratamento dos sintomas da doença são: anti-inflamatórios (diminuem a inflamação e a dor, nas fases agudas), corticóides (nas formas mais graves da doença, auxiliam os sintomas cutâneos e articulares), imunossupressores (diminuem a resposta inflamatória auto-imune que existe no lúpus), imunoglobulinas e algumas terapêuticas biológicas recentes.

Todos estes medicamentos auxiliam no alívio dos sintomas, mas não curam o lúpus.

 

Uma grande novidade chegou recentemente de uma Universidade da Flórida: a combinação de dois fármacos conseguiu reverter o lúpus em ratinhos.

Muito resumidamente:

Um dos marcadores do lúpus são as células T, as quais estão hiperativadas nos doentes com lúpus. Células T hiperativadas equivalem a aumento da inflamação e a mais danos físicos.

Relacionando a glicólise (conversão de glicose em energia) e o metabolismo mitocondrial (produção de energia da célula) com o metabolismo das células T, os investigadores combinaram dois inibidores metabólicos para reverter a doença.

Estes dois fármacos são o 2DG (em desenvolvimento) e a metformina (muito utilizada nos doentes diabéticos e aprovada pelo FDA) e fazem o bloqueio da glicólise e do metabolismo mitocondrial.

image.jpg

O ensaio em ratos foi um êxito. A prova em humanos vai ser feita em setembro de 2015. Vamos aguardar pelas próximas notícias...

publicado às 19:36

Imagens

Algumas das imagens presentes no blog são retiradas da Web. Na impossibilidade de as creditar corretamente agradeço que, caso alguns dos autores não autorize a sua publicação, entre em contato, para que as mesmas sejam retiradas de imediato.

Termo de responsabilidade

A informação contida neste blog não substitui o aconselhamento médico ou farmacêutico. O objetivo do blog, é informar sobre vários assuntos ligados à saúde em geral, e à farmácia em particular. Os vários temas são abordados de uma forma não exaustiva, acessível ao público em geral.


1 comentário

Sem imagem de perfil

De edneia a 04.07.2015 às 00:29

fiquei esperançosa fazem mais de 13 anos que vivo a merce do lupus e já passei maus bocados com a doença.
sempre acreditei na capacidade dos cientistas e espero logo poder utilizar esses medicamentos para ter uma vida mais qualitativa.obrigado por vcs existirem e se empenharem em suas experiencias.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.



Mais sobre mim

foto do autor


Calendário

Junho 2015

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930

Pesquisar

  Pesquisar no Blog