por dicasdefarmaceutica, em 20.06.14
"Investigadores norte-americanos descobriram um mecanismo no tecido da pele que responde aos raios ultravioleta com a produção de um químico que induz bem-estar".
Foi esta a notícia de hoje do Diário de Notícias. Afinal frases como "sou viciado em sol" ou "sou viciado em praia" já fazem todo o sentido. Os que passam o dia na praia a "trabalhar para o bronze" têm agora uma desculpa: são viciados em sol...
Estes cientistas provaram que a exposição aos raios ultravioleta provoca a libertação de endorfinas, moléculas responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar. Por isso saímos da praia todos tão bem dispostos...há sempre uma razão para tudo. Quem se expõe aos raios ultravioleta, sente-se mais descontraído e de melhor humor.
Não é só por estarmos de férias ou fim-de-semana, a praia e principalmente o sol, são um vício, do qual nos custa a "ressacar" quando chegam os dias de Outono.
Por falar nisso, parece que este fim-de-semana, os viciados têm que arranjar outra "droga"porque o sol vai-se esconder e dar lugar à chuva, deve ter um efeito contrário, pois põe-nos de mau-humor.
Por serem viciados, por se sentirem felizes e "libertos" quando estão a apanhar sol, nada de abusos...como qualquer droga, em excesso e em determinadas horas, faz muito mal e até pode matar...
Respeitem integralmente as regras de exposição solar!