Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Para assinalar o Dia Nacional do Doente com AVC (Acidente Vascular Cerebral) a Bayer e a Associação Bate Bate Coração estão o hoje na Praça Luís de Camões, em Lisboa, para recolher assinaturas digitais para a campanha “Sign Against Stroke”.
O objetivo da "Sign Against Stroke" é angariar 1,7 milhões de assinaturas para tornar a prevenção do AVC uma prioridade para os governos a nível global.
A campanha baseia-se em cinco advertências
- O diagnóstico precoce salva vidas.
- A melhoria do diagnóstico e do tratamento das pessoas com FA (Fibrilhação Auricular) pode prevenir AVC associados à FA e melhorar o prognóstico e o resultado final, caso o AVC ocorra;
- Melhorar os conhecimentos e as práticas dos profissionais de Saúde melhorará a prevenção, o diagnóstico e o tratamento da FA e dos AVC;
- As tecnologias inovadoras que melhorem a prevenção, diagnóstico e tratamento das pessoas com FA ou em risco de AVC associado à FA, devem ser disponibilizadas, de forma apropriada, o mais rapidamente possível;
- A prevenção do AVC deve ser uma grande prioridade para os governos.
"O risco de AVC aumenta quase 500% em pessoas com Fibrilhação Auricular." Muitos AVC relacionados com a FA podem ser evitados. Uma das formas de detetar se alguém tem FA é a avaliação do pulso, que pode ser feita em qualquer local, de uma forma simples e económica.
Se quer ajudar nesta campanha, assine AQUI.
"Atualmente pode dizer-se que o AVC é prevenível e tratável. Previne-se corrigindo os fatores de risco e trata-se reconhecendo os seus sintomas."
Prevenir é adotar um estilo de vida saudável: exercício físico, alimentação equilibrada, dormir bem e não fumar estão no topo da lista dos cuidados a ter.
Saber "os seus números" (pulsação, tensão arterial, glicémia, colesterol, peso, altura, perímetro abdominal) é obrigatório e tentar mantê-los dentro da chamada "normalidade" será o ideal.
Reconhecer os sintomas (falta de força num braço, boca ao lado, dificuldade em falar) pode salvar vidas.
É bom que todos estejamos conscientes disto para podermos atuar em tempo útil. Se isto é importante para todos os cidadãos, o rastreio dos fatores de risco pode e deve ser feito também nas nossas farmácias. A grande maioria delas já presta estes cuidados, cada vez mais importantes para a saúde e bem estar de toda a população.
Como eu li em qualquer lado, o AVC pode ser considerada uma "doença socialmente transmissível", por isso, vamos todos refletir sobre isto e agir em sociedade para a prevenir.