Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Um em cada cinco portugueses tem Anemia

por dicasdefarmaceutica, em 24.06.14

A Associação Portuguesa para o estudo da Anemia realizou o primeiro estudo epidemiológico feito em Portugal sobre a anemia.

De acordo com este estudo, um em cada cinco portugueses tem anemia; revelou ainda que 84% das pessoas com anemia desconhecem que têm este problema.

Todos já ouviram falar de anemia, mas trata-se de uma doença que tende a ser banalizada, o que pode levar a consequências graves. O cansaço é o principal sintoma. Na realidade, há sempre um motivo para justificar o cansaço e quase nunca se admite a hipótese de ter anemia.

 

PRINCIPAIS SINTOMAS:

- Fadiga generalizada.

- Falta de apetite.

- Palidez da pele e mucosas (parte interna do olho e gengivas).

- Apatia e alteração de humor.

- Falta de memória e de capacidade para pensar.

- Queda de cabelo e unhas frágeis.

 

O grande problema é que, muitas vezes, quando aparecem os sintomas, já a anemia está num estado avançado.

É crucial o médico detetar a anemia num estado precoce. Para tal, as análises de rotina revelam-se de particular importância, pois níveis baixos de Hemoglobina (parâmetro pedido nas análises de rotina), indicam anemia.

A anemia ocorre quando existe uma diminuição de glóbulos vermelhos e por conseguinte, "o oxigénio não é transportado até aos tecidos nas melhores condições". As anemias podem ser causadas por deficiência de vários nutrientes, como o Ferro, o Zinco, a Vitamina B12 e Proteínas; a grande maioria das anemias são devidas à falta de Ferro.

As anemias podem também surgir no contexto de outras patologias (neoplasias, doenças crónicas, etc).

 

As anemias revelam-se de particular importância nas crianças e nas grávidas.

 

Uma Dica importante:

PEÇA ANÁLISES DE ROTINA AO SEU MÉDICO, antes que apareçam os primeiros sintomas. Grande parte das anemias, nomeadamente as mais frequentes (ferropénicas) já podem ser tratadas com bons resultados.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 19:05

Imagens

Algumas das imagens presentes no blog são retiradas da Web. Na impossibilidade de as creditar corretamente agradeço que, caso alguns dos autores não autorize a sua publicação, entre em contato, para que as mesmas sejam retiradas de imediato.

Termo de responsabilidade

A informação contida neste blog não substitui o aconselhamento médico ou farmacêutico. O objetivo do blog, é informar sobre vários assuntos ligados à saúde em geral, e à farmácia em particular. Os vários temas são abordados de uma forma não exaustiva, acessível ao público em geral.



Mais sobre mim

foto do autor


Calendário

Junho 2014

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930

Pesquisar

  Pesquisar no Blog