Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Um em cada cinco portugueses tem Anemia

por dicasdefarmaceutica, em 24.06.14

A Associação Portuguesa para o estudo da Anemia realizou o primeiro estudo epidemiológico feito em Portugal sobre a anemia.

De acordo com este estudo, um em cada cinco portugueses tem anemia; revelou ainda que 84% das pessoas com anemia desconhecem que têm este problema.

Todos já ouviram falar de anemia, mas trata-se de uma doença que tende a ser banalizada, o que pode levar a consequências graves. O cansaço é o principal sintoma. Na realidade, há sempre um motivo para justificar o cansaço e quase nunca se admite a hipótese de ter anemia.

 

PRINCIPAIS SINTOMAS:

- Fadiga generalizada.

- Falta de apetite.

- Palidez da pele e mucosas (parte interna do olho e gengivas).

- Apatia e alteração de humor.

- Falta de memória e de capacidade para pensar.

- Queda de cabelo e unhas frágeis.

 

O grande problema é que, muitas vezes, quando aparecem os sintomas, já a anemia está num estado avançado.

É crucial o médico detetar a anemia num estado precoce. Para tal, as análises de rotina revelam-se de particular importância, pois níveis baixos de Hemoglobina (parâmetro pedido nas análises de rotina), indicam anemia.

A anemia ocorre quando existe uma diminuição de glóbulos vermelhos e por conseguinte, "o oxigénio não é transportado até aos tecidos nas melhores condições". As anemias podem ser causadas por deficiência de vários nutrientes, como o Ferro, o Zinco, a Vitamina B12 e Proteínas; a grande maioria das anemias são devidas à falta de Ferro.

As anemias podem também surgir no contexto de outras patologias (neoplasias, doenças crónicas, etc).

 

As anemias revelam-se de particular importância nas crianças e nas grávidas.

 

Uma Dica importante:

PEÇA ANÁLISES DE ROTINA AO SEU MÉDICO, antes que apareçam os primeiros sintomas. Grande parte das anemias, nomeadamente as mais frequentes (ferropénicas) já podem ser tratadas com bons resultados.

publicado às 19:05

Imagens

Algumas das imagens presentes no blog são retiradas da Web. Na impossibilidade de as creditar corretamente agradeço que, caso alguns dos autores não autorize a sua publicação, entre em contato, para que as mesmas sejam retiradas de imediato.

Termo de responsabilidade

A informação contida neste blog não substitui o aconselhamento médico ou farmacêutico. O objetivo do blog, é informar sobre vários assuntos ligados à saúde em geral, e à farmácia em particular. Os vários temas são abordados de uma forma não exaustiva, acessível ao público em geral.



Mais sobre mim

foto do autor


Calendário

Junho 2014

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930

Pesquisar

  Pesquisar no Blog