por dicasdefarmaceutica, em 14.08.14
A pasta dentífrica Colgate Total contém, entre outras substâncias, o triclosan, um agente anti-séptico utilizado contra bactérias, que pode ser encontrado em vários produtos, como medicamentos, elixires orais, desodorizantes, sabonetes e outros cosméticos.
A utilização de triclosan foi associada ao aparecimento de doenças cancerígenas em animais, daí as múltiplas notícias que saíram nos vários órgãos de comunicação social.
Contudo, apesar da presença desta substância na pasta de dentes Colgate Total, a concentração da substância cumpre as normas da União Europeia. Não há razões para preocupação, o produto recebeu a aprovação da FDA (Food and Drug Administration), tendo uma concentração de triclosan de 0,3%, a concentração máxima permitida por lei.
Certo é que a polémica está instalada e o triclosan tem vindo a ser retirado de muitos produtos. A Palmolive, que pertence ao grupo Colgate, já retirou o triclosan de sabonetes em 2011. O exemplo foi seguido por empresas como a Johnson’s & Johnson’s, a Reckitt Benckiser e a Avon, que começaram a abandonar o triclosan este ano. Até 2017, também a Unilever, responsável por dezenas de marcas em vários segmentos, deverá retirar o triclosan de todos os seus produtos.