Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Decorre até ao final deste mês uma campanha da Associação Nacional das Farmácias (ANF), que tem como objetivo alertar para a vacinação contra a gripe.
A campanha tem como mote "Só precisa de 5 minutos para cuidar de si"
O conceito central da campanha utiliza a ideia do tempo, fazendo analogia a pequenos hábitos diários, como escovar os dentes, tomar café ou comprar pão, para motivar as pessoas a incluírem na sua rotina anual a vacinação contra a gripe.
Não percebo nada de técnicas publicitárias mas, como farmacêutica e também como utente, não gosto da forma como esta campanha está apresentada.
Na realidade, a vacinação contra a gripe deve ser uma rotina anual para alguns grupos de pessoas (VER AQUI post do dia 6/10/2014), mas parece-me que comparar o acto de levar esta vacina com escovar os dentes, tomar café ou comprar pão não será a forma mais adequada de o fazer.
Para escovar os dentes, tomar café ou comprar pão não é necessário receita médica (obrigatória para a grande maioria das pessoas), não é necessário nenhum profissional habilitado para o fazer e não tem os riscos inerentes à toma de qualquer vacina. A única semelhança pode ser na rapidez e acessibilidade com que pode ser administrada na sua farmácia.
Cuidar da sua saúde e prevenir-se da gripe deve ser uma prioridade mas a toma da vacina deve ser sempre um acto que deve ter aconselhamento e acompanhamento por técnicos especializados.
Penso que não devemos "banalizar" este tipo de campanhas; o utente deve ser cada vez mais responsável pela sua saúde, mas deve ter consciência de todos os actos inerentes à prevenção e tratamento das várias doenças.