Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




image.jpg

Decorre até ao final deste mês uma campanha da Associação Nacional das Farmácias (ANF), que tem como objetivo alertar para a vacinação contra a gripe.

A campanha tem como mote "Só precisa de 5 minutos para cuidar de si"

O conceito central da campanha utiliza a ideia do tempo, fazendo analogia a pequenos hábitos diários, como escovar os dentes, tomar café ou comprar pão, para motivar as pessoas a incluírem na sua rotina anual a vacinação contra a gripe.

Não percebo nada de técnicas publicitárias mas, como farmacêutica e também como utente, não gosto da forma como esta campanha está apresentada.

Na realidade, a vacinação contra a gripe deve ser uma rotina anual para alguns grupos de pessoas (VER AQUI post do dia 6/10/2014), mas parece-me que comparar o acto de levar esta vacina com escovar os dentes, tomar café ou comprar pão não será a forma mais  adequada de o fazer.

Para escovar os dentes, tomar café ou comprar pão não é necessário receita médica (obrigatória para a grande maioria das pessoas), não é necessário nenhum profissional habilitado para o fazer e não tem os riscos inerentes à toma de qualquer vacina. A única semelhança pode ser na rapidez e acessibilidade com que pode ser administrada na sua farmácia.

Cuidar da sua saúde e prevenir-se da gripe deve ser uma prioridade mas a toma da vacina deve ser sempre um acto que deve ter aconselhamento e acompanhamento por técnicos especializados.

Penso que não devemos "banalizar" este tipo de campanhas; o utente deve ser cada vez mais responsável pela sua saúde, mas deve ter consciência de todos os actos inerentes à prevenção e tratamento das várias doenças.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 19:27

Imagens

Algumas das imagens presentes no blog são retiradas da Web. Na impossibilidade de as creditar corretamente agradeço que, caso alguns dos autores não autorize a sua publicação, entre em contato, para que as mesmas sejam retiradas de imediato.

Termo de responsabilidade

A informação contida neste blog não substitui o aconselhamento médico ou farmacêutico. O objetivo do blog, é informar sobre vários assuntos ligados à saúde em geral, e à farmácia em particular. Os vários temas são abordados de uma forma não exaustiva, acessível ao público em geral.



Mais sobre mim

foto do autor


Calendário

Outubro 2014

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031

Pesquisar

  Pesquisar no Blog