Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




image.jpg

 

"Um patologista estuda as origens, os sintomas e a natureza das doenças, nomeadamente as reações básicas das células e tecidos a estímulos anormais provocados pelas doenças, mas também as respostas específicas de órgãos e tecidos especializados a estímulos definidos."

"Patologista é o especialista responsável pelos diagnósticos anatomopatológicos dentro de uma estrutura hospitalar ou de uma comunidade".

 

Isto são algumas definições do que é um patologista mas, na realidade, pouca gente dá importância a esta especialidade, tantas vezes "escondida" atrás das bancadas dos laboratórios. Análises laboratoriais, biópsias, citologias, autópsias fazem parte do dia-a-dia destes especialistas.

 

Já ouvi chamarem os patologistas clínicos de "médicos dos médicos" e tal não deixa de ser verdade, pois eles ajudam os médicos no diagnóstico, no tratamento e no seguimento deste mesmo tratamento, fazendo parte integrante de todo o processo que acompanha os doentes, desde a entrada num hospital ou numa consulta até à sua alta.

 

Durante dois meses, patologistas de todos os continentes votaram para eleger o patologista mais influente de 2015 e o eleito foi um português. Trata-se de Manuel Sobrinho Simões, professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), presidente do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (Ipatimup) e patologista do Hospital de S. João.

 

Uma das razões indicadas para a nomeação do Professor Sobrinho Simões foi, precisamente, ter contribuído, "mais do que qualquer outra pessoa, para a visibilidade da patologia na Europa". Patologistas de todo o mundo seguem as suas regras e rotinas diárias, por exemplo, no diagnóstico clínico do cancro da tiróide.

 

Ouvi-o falar na televisão, li algumas entrevistas e percebi porque é que o Professor Sobrinho Simões foi o eleito: na simplicidade com que fala sobre o assunto, sente-se a paixão por aquilo que faz e, sobretudo por aquilo que tão sabiamente transmite aos outros, deixando que os seus conhecimentos e práticas atravessem fronteiras e cheguem a todo o mundo.

 

image.jpg

 

 

 

 

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 21:34

Imagens

Algumas das imagens presentes no blog são retiradas da Web. Na impossibilidade de as creditar corretamente agradeço que, caso alguns dos autores não autorize a sua publicação, entre em contato, para que as mesmas sejam retiradas de imediato.

Termo de responsabilidade

A informação contida neste blog não substitui o aconselhamento médico ou farmacêutico. O objetivo do blog, é informar sobre vários assuntos ligados à saúde em geral, e à farmácia em particular. Os vários temas são abordados de uma forma não exaustiva, acessível ao público em geral.


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Calendário

Dezembro 2015

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031

Pesquisar

  Pesquisar no Blog