Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Chegou a hora de aproveitar a nanotecnologia para ajudar os nossos amigos diabéticos. Todas as novidades são preciosas para melhorar a qualidade de vida destes doentes.
Abordei AQUI no blog o tema "Diabetes" há relativamente pouco tempo, mas esta novidade ainda não era tema de conversa...
Partilho aqui convosco a notícia que saiu ontem na SIC Notícias:
"Um pequeno sensor elétrico colocado na pele pode ditar o fim das agulhas para medir os níveis de glicose de diabéticos. É o que ambiciona alcançar um investigador norte-americano, especializado em nanotecnologia.
Amay Bandodkar, investigador na Universidade da Califórnia, San Diego, inventou um sensor flexível que utiliza uma pequena corrente elétrica para medir os níveis de glicose no sangue. Esta medição constante é vital para os diabéticos mas muitos são aqueles que evitam fazê-la devido à necessidade de agulha.
Esta tatuagem com elétrodos faz a medição de forma indolor. É descartável e, segundo o seu inventor, será muito barata para o utilizador - "alguns cêntimos" norte-americanos. As experiências realizadas com a tatuagem, relatadas na revista científica Analytical Chemistry, deram resultados corretos dos níveis de glicose num grupo de teste. Sete homens saudáveis entre os 20 e os 40 anos ingeriram uma sandwich e um refrigerante.
Os resultados registados pelo sensor colocado na pele foram os mesmos que os medidos pelo tradicional aparelho com uma agulha."
Esperamos que esta "tatuagem" chegue rapidamente a Portugal!