Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Suplementos de cálcio geram polémica

por dicasdefarmaceutica, em 19.12.15

image.jpeg

Em organismos onde falta cálcio, pode haver osteoporose, propensão a fraturas, além de outros sintomas não relacionados com os ossos. Para suprir as necessidades, algumas pessoas ingerem suplementos de cálcio, além da alimentação.

O problema é que nem sempre a necessidade realmente existe, e o excesso de cálcio também pode ser prejudicial, podendo originar pedra no rim e até alguns problemas cardíacos.

 

Então, será que beber muito leite também é prejudicial, devido ao excesso de cálcio? Não, porque o cálcio obtido via alimentos é mais facilmente digerido.

Ao contrário,  basta um ou dois comprimidos (suplementos) além do necessário para que o cálcio se acumule nos rins e forme as conhecidas pedrinhas. 

 

E porquê só agora esta polémica em torno do suplemento de cálcio "Calcitrin"? Porque está a ser demais: convidar as pessoas a comprar embalagens de suplementos para oferecer aos amigos no Natal, ultrapassou tudo o que é aceitável em termos de propaganda de suplementos.

A publicidade relativa a suplementos já é bastante discutida, mas esta, como referiu o bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, passa os limites e, além disso, "não tem qualquer base científica, não estando demonstrado que o uso de suplementos de cálcio possa diminuir as fraturas ósseas, os problemas ósseos resultantes de quedas e que reforcem as articulações".

 

Como tenho referido sempre que falo de suplementos alimentares, eles existem e fazem falta, mas têm que ser sempre aconselhados por médicos ou farmacêuticos que, mediante algumas questões, podem avaliar a necessidade ou não do referido suplemento para cada pessoa, consoante o seu estado de saúde.

 

O médico só aconselha suplementos de cálcio quando, após alguns exames, chega à conclusão da necessidade desse elemento. 

Como é que os "sabichões" podem aconselhar a compra deste suplemento para oferecer aos amigos como presente de Natal? Só falta distribuir uns comprimidinhos para a ceia...

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 15:39

Imagens

Algumas das imagens presentes no blog são retiradas da Web. Na impossibilidade de as creditar corretamente agradeço que, caso alguns dos autores não autorize a sua publicação, entre em contato, para que as mesmas sejam retiradas de imediato.

Termo de responsabilidade

A informação contida neste blog não substitui o aconselhamento médico ou farmacêutico. O objetivo do blog, é informar sobre vários assuntos ligados à saúde em geral, e à farmácia em particular. Os vários temas são abordados de uma forma não exaustiva, acessível ao público em geral.


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Calendário

Dezembro 2015

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031

Pesquisar

  Pesquisar no Blog