Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Suplemento de Iodo para Grávidas

por dicasdefarmaceutica, em 25.05.14

Tendo em conta os dados que mostram um nível insuficiente de iodo nas grávidas portuguesas, a Direção Geral de Saúde aconselha as mulheres que planeiam engravidar, as grávidas e as que estão a amamentar, a receber um suplemento diário de iodo, sob a forma de iodeto de potássio.

O iodo tem como função fundamental a biosíntese das hormonas tiroideias, as quais desempenham um papel muito importante no crescimento e desenvolvimento dos órgãos, principalmente do cérebro. O crescimento e desenvolvimento do cérebro é máximo durante o período fetal e nos primeiros anos de vida, daí a importância deste suplemento.

O iodeto de potássio é receitado pelo médico, tendo em conta a quantidade da mesma substância presente noutros suplementos vitamínicos que a grávida esteja a tomar e a situação clínica de cada uma. É sempre necessário aconselhamento médico, pois o iodo está contra-indicado, por exemplo, para quem tem problemas da tiróide.

Claro que o suplemento de iodo não dispensa uma alimentação variada e equilibrada,que inclua alimentos ricos neste componente. São ricos em iodo vários peixes (bacalhau, sardinha, salmão), o leite e seus derivados, leguminosas e alguns produtos hortícolas e até a cerveja (não muito aconselhável para grávidas...). É verdade, agora que está tão na moda a comida japonesa, convém não esquecer as algas, muito ricas em iodo e que nos estamos a habituar a comer.

A ingestão de excesso de iodo via alimentar é muito rara; as consequências do excesso são menos graves do que as do défice.

Se pretende engravidar, está grávida ou está a amamentar, fale com o seu médico sobre o suplemento de iodeto de potássio.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 19:04

Imagens

Algumas das imagens presentes no blog são retiradas da Web. Na impossibilidade de as creditar corretamente agradeço que, caso alguns dos autores não autorize a sua publicação, entre em contato, para que as mesmas sejam retiradas de imediato.

Termo de responsabilidade

A informação contida neste blog não substitui o aconselhamento médico ou farmacêutico. O objetivo do blog, é informar sobre vários assuntos ligados à saúde em geral, e à farmácia em particular. Os vários temas são abordados de uma forma não exaustiva, acessível ao público em geral.


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Calendário

Maio 2014

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Pesquisar

  Pesquisar no Blog