por dicasdefarmaceutica, em 30.05.14
Há sempre uma razão para escrever um post. Hoje, no passeio com o Sebastião (o meu S. Bernardo favorito), passou por mim uma rapariga a correr, que mais parecia deslocar-se para o Pólo Norte...até o capuz levava na cabeça; o suor escorria-lhe pela cara abaixo, a única parte do corpo a descoberto...será que pensa que assim vai emagrecer e mais rápido? Desengane-se...
A transpiração é uma função essencial do organismo, funcionando como uma espécie de ar condicionado, que regula a nossa temperatura interior. Quando o mercúrio sobe nos termómetros ou quando fazemos um esforço, este sistema reage para nos manter nos 37 graus, ou seja, para manter estável a temperatura corporal.
Os que pensam que vão emagrecer devido à transpiração, podem desiludir-se pois, na realidade, vão perder água e sais minerais.
Emagrecer não é perder água; é sim eliminar gordura corporal.
O processo de emagrecimento decorre do exercício físico implicar gasto de energia; daí muita gente sentir fome após uma sessão de corrida ou de ginásio.
A água que se perde pelo processo de transpiração deve ser prontamente reposta, ingerindo líquidos durante e após o exercício físico. A maior eliminação de água por suar demais (sudorese excessiva) pode causar problemas de desidratação e queda de pressão arterial; existem casos em que a pessoa chega a desmaiar.
O que acontece é que o uso de roupas pesadas ou muito quentes, bloqueia o processo normal de refrigeração da temperatura corporal, assim como o uso de complementos de plástico, ditos para emagrecer.
Deixo 3 DICAS sobre este assunto:
1 - Com o tempo quente, faça exercício antes das 10h00 ou depois das 17h00.
2 - Leve sempre consigo uma garrafa de água.
3 - Utilize roupas leves e confortáveis e sapatos apropriados; deixe as roupas quentes para o Inverno...
FAZER EXERCÍCIO FÍSICO FAZ BEM À SAÚDE E AJUDA A EMAGRECER, MAS SUAR NÃO EMAGRECE!