Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




image.jpg

"A dermatite atópica ou eczema atópico designa as manifestações inflamatórias cutâneas e recidivantes associadas à atopia". 

Trata-se de uma afeção benigna, não contagiosa que, na maioria dos casos, surge nos três primeiros meses de vida, sendo uma grande preocupação para os papás e um grande sofrimento para os bebés.

 

A dermatite atópica evolui, alternando períodos de crise com períodos de acalmia. Controlar todos estes períodos é fundamental para a qualidade de vida da criança. Nos períodos de crise, o tratamento deve ser rápido e nos períodos de acalmia, a pele deve ser devidamente cuidada, mediante o uso de produtos emolientes, para reconstruir a pele e para diminuir a secura da mesma, além de outras medidas, muitas delas dependentes de cada criança.

 

Também se sabe que a pele atópica melhora e desaparece na maioria dos casos espontaneamente, antes da puberdade e não deixa nenhuma cicatriz, se for tratada corretamente.

 

Por tudo isto, hoje venho falar-vos de uma nova ferramenta lançada pela Uriage, que vai ajudar toda a família a viver com pele atópica. De forma a melhorar a qualidade de vida dos pais e das crianças, a Uriage criou dois mecanismos diferentes de apoio:

 

1App ATOPIA: aplicação que ajuda a controlar cada passo da patologia através de três áreas diferentes, destinadas aos vários intervenientes do processo:

 

COMPREENDER – área destinada aos pais, permite-lhes compreender melhor a doença e dá-lhes dicas e conselhos de como prevenir os períodos de crise.

image.jpg

ACOMPANHAR - área destinada a pais e médicos, permitindo fazer todos os registos num calendário: tratamentos, consultas, períodos de crise, alimentação e outros. Permite ainda criar alertas para não esquecer e fazer gráficos estatísticos, que vão ajudar o médico a prescrever o tratamento mais adequado, de acordo com a evolução da patologia.

image.jpg

JOGAR – área destinada às crianças, com jogos didáticos, divididos por idades. Nesta área, a Luisinha e o Manel vão ajudar a lidar com a dermatite atópica.

image.jpg

Esta aplicação é gratuita para IOS e Android.

 

2Linha de apoio SOS Atopia - número verde 800 919 254, disponível todos os dias da semana, das 9h00 às 18h00 e e-mail de apoio SOS Atopia – sos.atopia@uriage.pt

 

 

 

publicado às 21:12

Imagens

Algumas das imagens presentes no blog são retiradas da Web. Na impossibilidade de as creditar corretamente agradeço que, caso alguns dos autores não autorize a sua publicação, entre em contato, para que as mesmas sejam retiradas de imediato.

Termo de responsabilidade

A informação contida neste blog não substitui o aconselhamento médico ou farmacêutico. O objetivo do blog, é informar sobre vários assuntos ligados à saúde em geral, e à farmácia em particular. Os vários temas são abordados de uma forma não exaustiva, acessível ao público em geral.


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.



Mais sobre mim

foto do autor


Calendário

Novembro 2015

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930

Pesquisar

  Pesquisar no Blog