Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




image.png

Um dos maiores problemas de saúde, sobretudo quando falamos de idosos e de doentes polimedicados, é a adesão à terapêutica. Segundo vários estudos, 50% dos medicamentos não são corretamente utilizados. 

 

No sentido de minimizar este grave problema,  quatro jovens da Universidade de Coimbra, criaram uma solução tecnológica que alerta os idosos para a toma da medicação de forma correta. Esta inovação alerta também, em tempo real, os cuidadores ou familiares do idoso.

image.png

Este sistema de lembrete e notificações chama-se "OneCare Dori" e pode ser feito com a ajuda de um smartphone ou de qualquer telefone fixo.

 

Vamos a um exemplo

Daniel definiu o seguinte lembrete para o telefone-fixo da Mãe: “Olá Mãe. Não te esqueças de tomar o comprimido ao pequeno-almoço. Se já tomaste tecla 1, se vais tomar tecla 2, se já não tens comprimidos tecla 3, se precisas de ajuda tecla 4.” – despoletado todos os dias úteis às 10h00.

O Daniel fez um agendamento, personalizou e conseguiu interagir com a sua mã em tempo real, de forma a alterar algum erro ou alguma falha na toma dos medicamentos.

image.png

Além disso, existem também os Sensors Smart, que permitem ativar os lembretes de forma automática e inteligente. 

image.png

Por exemplo, a D. Manuela tem 81 anos e todos os dias come torradas ao pequeno-almoço. A sua filha Maria ligou o Smart à torradeira, configurando um lembrete que atua automáticamente, caso a mãe não o prepare.

image.png

 

Com o fim de concretizar o desenvolvimento do OneCare Dori foi lançada, na plataforma Indiegogo, uma campanha de angariação de fundos a decorrer até dia 6 de julho. De acordo com os jovens, qualquer pessoa pode apoiar este projeto através da compra antecipada do OneCare Dori a preços exclusivos ou através de um donativo mínimo de um euro.

 

“Acreditamos que esta solução contribui para o aumento da condição de bem-estar e retardamento da deterioração do estado de Saúde de milhares de idosos, apoiando ainda os seus cuidadores que sentem normalmente a pesada responsabilidade de cuidar de alguém mais fragilizado, no mundo acelerado e agitado dos dias de hoje”, concluem os jovens.

 

Parabéns a estes jovens por estas inovações que podem ajudar tanta gente, idosos, doentes mais fragilizados e seus cuidadores!

 

Nós farmacêuticos sabemos bem que é esta luta constante para que a toma responsável dos medicamentos chegue a todos. 

 

Veja AQUI mais informações sobre este assunto.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 17:24

Imagens

Algumas das imagens presentes no blog são retiradas da Web. Na impossibilidade de as creditar corretamente agradeço que, caso alguns dos autores não autorize a sua publicação, entre em contato, para que as mesmas sejam retiradas de imediato.

Termo de responsabilidade

A informação contida neste blog não substitui o aconselhamento médico ou farmacêutico. O objetivo do blog, é informar sobre vários assuntos ligados à saúde em geral, e à farmácia em particular. Os vários temas são abordados de uma forma não exaustiva, acessível ao público em geral.


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Calendário

Junho 2016

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930

Pesquisar

  Pesquisar no Blog