Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




image.jpg

 

Em 2012, Lauren Wasser, modelo da Califórnia de 26 anos, quase perdeu a vida, devido ao uso de tampões. Após lhe ter sido diagnosticado Sindroma de Choque Tóxico (SCT) salvou-se, mas ficou sem uma perna.

 

O SCT é um envenenamento bacteriano raro, afectando 1 a cada 100 mil pessoas, mas tem alto índice de mortalidade. Apesar de existirem outras causas, este síndrome está muito associado ao uso de tampões.

Eu tenho uma amiga que já esteve internada, em estado crítico, com SCT, por se ter esquecido de um tampão mais de 24 horas no interior da vagina, após uma viagem prolongada e de uns dias de férias paradisíacas nas Caraíbas.

 

A SCT é provocado pela bactéria Staphylococcus aureus, que produz substâncias tóxicas. Em princípio, a bactéria vive dentro da vagina, na pele, no nariz, nas axilas, etc, de forma inofensiva, em todas as pessoas. O perigo surge quando a bactéria começa a produzir toxinas que podem provocar a SCT.

 

Os sintomas do SCT são comuns a grande número de infecções, nomeadamente febre alta de início súbito (habitualmente, 39Cº ou mais), vómitos, diarreias, tonturas, iritações curâneas, dores musculares, entre outros.

 

Claro que, quando ouvimos notícias como esta, temos vontade de nunca mais colocarmos este objeto no nosso interior, mas é tão prático...o que fazer? O importante é seguir algumas indicações, as quais estão muitas vezes descritas nas instruções dos fabricantes de tampões.

 

Instruções para o uso correto de tampões:

(Fonte: http://www.evaxtampax.pt/sindrome-do-choque-toxico)

- Muda o teu tampão regularmente, ao fim de cada 4-8 horas.

- Nunca uses um tampão durante mais de 8 horas.

- Usa sempre o menor grau de absorção adequado ao teu fluxo menstrual.

- Certifica-te sempre de que retiras o tampão antes de colocares outro novo.

- Não te esqueças de retirar o teu último tampão no fim da menstruação.

- Os tampões foram concebidos para absorverem unicamente fluxo menstrual. Não uses um tampão como método de proteção antes da vinda da menstruação ou para absorver fluxo vaginal não-menstrual.

- É aconselhável usar pensos higiénicos, em vez de tampões, pelo menos uma vez por dia durante o teu período, idealmente durante a noite.

- Se queres usar tampões durante a noite, deves assegurar-te de que colocas um tampão novo ao deitar e de que o retiras imediatamente ao levantar.

- Nunca uses um tampão durante a noite se dormires mais de 8 horas.

 

Agora que as férias e a praia nos obrigam a usar mais este tipo de produtos, tenham especial atenção, pois o descuido e o entusiasmo para aproveitar todos os bocadinhos dos dias longos do Verão, podem tornar-se momentos muito aflitivos!

publicado às 15:27

Imagens

Algumas das imagens presentes no blog são retiradas da Web. Na impossibilidade de as creditar corretamente agradeço que, caso alguns dos autores não autorize a sua publicação, entre em contato, para que as mesmas sejam retiradas de imediato.

Termo de responsabilidade

A informação contida neste blog não substitui o aconselhamento médico ou farmacêutico. O objetivo do blog, é informar sobre vários assuntos ligados à saúde em geral, e à farmácia em particular. Os vários temas são abordados de uma forma não exaustiva, acessível ao público em geral.


1 comentário

Imagem de perfil

De Mafalda Ferreira a 21.06.2015 às 21:33

Felicito-a por ter abordado este assunto (que é bastante importante)! ;)

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Calendário

Junho 2015

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930

Pesquisar

  Pesquisar no Blog