Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Será a artrose uma doença só dos idosos?

por dicasdefarmaceutica, em 13.10.15

image.jpg'

A artrose, também conhecida como osteoartrite, osteoartrose ou artrite degenerativa, é a forma mais comum de artrite (inflamação da articulação), sendo resultado da degeneração da cartilagem que protege a articulação.

image.jpg

A osteoartrose é muito rara antes do 40 anos e muito comum após os 60 anos. Durante muito tempo pensou-se que a degeneração da articulação, e consequentemente a artrose, era um processo natural do envelhecimento. Sabe-se hoje que a idade é um dos principais fatores de risco, mas não é o único.

 

Quais são as CAUSAS da Artrose?

- Idade (mais comum a partir dos 55 anos)

- Sexo (mais comum no sexo feminino)

- Deformações ósseas (muitas vezes, genéticas)

- Lesões nas articulações (na prática desportiva ou acidentais)

- Obesidade (sobretudo artrose do joelho)

- Certas profissões (que exigem esforço intenso e desportistas)

- Portadores de algumas doenças (diabetes, gota, etc...)

 

Como vêem, apesar de ser considerada uma doença dos mais velhos, pode aparecer em qualquer idade.

É muito importante fazer uma prevenção durante toda a vida e um tratamento correto quando a doença se instala.

Qual será o tratamento mais adequado e como prevenir esta doença, que é considerada a primeira causa de incapacidade física em adultos, no mundo?

 

 

TRATAMENTO da Artrose

Antes de iniciar qualquer tratamento para a artrose, é essencial consultar o médico.

Os sintomas mais comuns das artroses são dor, inchaço e rigidez muscular, pelo que a maior parte dos tratamentos são no sentido de aliviar estes sintomas.

 

O tratamento vai desde fisioterapia, exercício físico adaptado, auxílios ortopédicos, cirurgia e medicamentos.

 

Os medicamentos têm como objetivos principais reduzir a dor e a inflamação e reconstituir a cartilagem.

 

Para a dor, utiliza-se sobretudo o paracetamol (analgésico), o tramadol (normalmente associado ao paracetamol), os anti-inflamatórios não esteróides (AINES) e, quando as dores são muito fortes acompanhadas de inflamação, o médico pode receitar a cortisona e os seus derivados. 

 

Para reconstituir a cartilagem, utiliza-se normalmente o sulfato de condroitina, a glucosamina e o ácido hialurónico.

 

Após muitas polémicas sobre a utilização destas últimas substâncias no tratamento das artroses, os estudos mais recentes revelaram que, sobretudo para algumas patologias, a associação destes produtos revela-se uma mais-valia, não só no alívio das dores, mas também na redução da inflamação.

 

Existem vários produtos que associam estas substâncias, à venda nas farmácias. Posso deixar-vos aqui um exemplo de um deles, cuja composição me parece muito equilibrada. Chama-se MoviARTROSE (Tecnilor) e foi especialmente concebido para reduzir significativamente os sintomas associados à artrose.

 

image.jpg

MoviARTROSE tem na sua composição:

- SULFATO DE GLUCOSAMINA: tem comprovada ação anti-inflamatória. A glucosamina está envolvida da síntese dos proteoglicanos, moléculas que contribuem para a construção da cartilagem articular.

- SULFATO DE CONDROITINA: é um dos principais componentes estruturais da cartilagem e fornece-lhe grande parte de sua resistência e compressão. Tal como acontece com a glucosamina, o sulfato de condroitina atrai água para a matriz da cartilagem e estimula a sua produção.

- ÁCIDO HIALURÓNICO: componente importante do líquido sinovial, que tem a função de lubrificar as articulações sinoviais.

- COLAGÉNIO HIDROLISADO: é a proteína que compõe os tecidos de sustentação, como pele, ossos, tendões e cartilagens.

- MSM (METHYLSULFONYLMETHANE): diminui os sintomas da osteoartrite e da inflamação, e o processo de recuperação do desgaste das articulações é acelerado. O MSM trabalha sinergicamente para aumentar os benefícios da glucosamina e da condroitina.

- VITAMINA C : ao atuar no sistema imunológico, aumenta as defesas contra infeções, fortalece as paredes dos capilares e artérias e melhora a consistência dos ossos. 

- HÁRPAGO: com acção anti-inflamatória e analgésica.

- MANGANÉSIO: está envolvido em múltiplas reações metabólicas e é essencial para a estrutura óssea normal.

 

 

Por fim, aqui ficam algumas dicas de PREVENÇÃO da Artrose:

- Pratique exercício físico, mas tenha cuidado com o excesso de peso no ginásio! Também são de evitar desportos que exijam demais das articulações, como o squash,  agora tão na moda..

De acordo com um estudo publicado em junho de 2014, no jornal "Arthritis Care and Research" (Cuidado e Pesquisa da Artrite), a prática de caminhadas pode melhorar a condição da artrose. Os pesquisadores estimam que cada quilómetro percorrido reduz os sintomas da artrose de 16 a 18%, melhorando particularmente a mobilidade.

- Reduza o seu peso (calcule o seu IMC), pois este pode enfraquecer as articulações e agravar a artrose.

- Utilize sapatos confortáveis.

- Em caso de crises e dor intensa, evite andar muito ou fazer muito exercício.

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 22:53

Imagens

Algumas das imagens presentes no blog são retiradas da Web. Na impossibilidade de as creditar corretamente agradeço que, caso alguns dos autores não autorize a sua publicação, entre em contato, para que as mesmas sejam retiradas de imediato.

Termo de responsabilidade

A informação contida neste blog não substitui o aconselhamento médico ou farmacêutico. O objetivo do blog, é informar sobre vários assuntos ligados à saúde em geral, e à farmácia em particular. Os vários temas são abordados de uma forma não exaustiva, acessível ao público em geral.



Mais sobre mim

foto do autor


Calendário

Outubro 2015

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Pesquisar

  Pesquisar no Blog