Esta é a semana Europeia do Melanoma.
Apesar de já ter abordado o tema no post do dia 1 deste mês (
https://blogs.sapo.pt/preview/entry.bml), nunca é de mais voltar a falar, sobretudo agora, com a vontade que andamos todos de pôr o corpinho ao sol.
O melanoma é o tipo de cancro de pele mais grave. Este cancro surge quando os melanócitos (células pigmentares) se tornam malignos.
O grande problema é que todos os anos surgem, em Portugal, 1000 novos casos de Melanoma, e este número aumenta todos os anos.
Também todos os anos há campanhas de sensibilização, mas parece que a mensagem não chega às pessoas, é a "negação da doença".
A este respeito, há muita gente a "portar-se mal" e a não seguir os conselhos dos especialistas. Todos os dias vemos famílias inteiras a irem para a praia ao meio-dia. Vou-vos confessar, eu também gosto de praia sem restrições de horários mas, neste momento, estou muito cuidadosa com este assunto.
Todos sabemos que é preciso pôr protetor solar mas, de que serve pôr muito protetor e receber o dobro da radiação solar?
Relembro só 4 REGRAS FUNDAMENTAIS:
1 - Evitar a exposição solar entre as 12 e as 16 horas.
2 - Utilizar protetor solar.
3 - Não utilizar câmara UV para se bronzear.
4 - Fazer um auto-exame regular da pele.
Sabe-se que, neste tipo de cancro, além da prevenção, é de primordial importância o diagnóstico precoce.
Quando o diagnóstico é feito numa fase inicial, a cura é na maior parte das vezes possível, através de excisão cirúrgica.
Só a nível de curiosidade, é hoje lançado o livro "MELANOMA 2013", coordenado por Maria José Passos, Presidente do Intergrupo Português de Melanoma. A apresentação do livro decorreu esta tarde na Assembleia da República e teve o apoio da Comissão Parlamentar da Saúde.
É o primeiro livro técnico escrito em Português sobre Melanoma ; contou com a participação de investigadores e clínicos das várias especialidades envolvidas no estudo, diagnóstico e tratamento do Melanoma.