Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




image.jpg

A Organização Mundial de Saúde (OMS) tem definido reação adversa a medicamentos (RAM), como: "qualquer efeito prejudicial ou indesejável, não intencional, que aparece após a administração de um medicamento em doses normalmente utilizadas no homem para a profilaxia, o diagnóstico e o tratamento de uma enfermidade".

É importante salientar que não são consideradas reações adversas a medicamentos os efeitos adversos que aparecem depois de doses maiores do que as habituais (acidentais ou intencionais).

 

Os efeitos secundários associados a um medicamento podem variar muito de pessoa para pessoa, daí a importância das notificações dos mesmos. Ao notificar efeitos secundários, estamos a fornecer mais informações sobre um determinado medicamento e, como consequência, a contribuir para torná-lo mais seguro.

 

Antes de fazer a notificação de uma determinada reação adversa, veja se a mesma está descrita na bula do medicamento e informe-se se se trata de uma reação comum, rara ou inexistente na descrição dos efeitos secundários.

 

Enquanto doentes, todos temos o direito de notificar diretamente às autoridades (Infarmed) eventuais efeitos secundários indesejados dos medicamentos.

Como fazer esta notificação? Consulte AQUI a página do Infarmed sobre este assunto e veja as informações que necessita para preencher devidamente a ficha de notificação para utentes.

 

Se achar mais prático e seguro, o seu médico ou farmacêutico podem ajudá-lo a preencher o formulário ou podem mesmo enviá-lo em seu nome.

A minha dica é, independentemente de fazer a notificação sozinho ou acompanhado, fale sempre com o seu médico ou farmacêutico sobre a mesma, pois qualquer reação adversa a medicamentos, deve ficar registada na sua ficha, para sua segurança.

 

publicado às 14:31

Imagens

Algumas das imagens presentes no blog são retiradas da Web. Na impossibilidade de as creditar corretamente agradeço que, caso alguns dos autores não autorize a sua publicação, entre em contato, para que as mesmas sejam retiradas de imediato.

Termo de responsabilidade

A informação contida neste blog não substitui o aconselhamento médico ou farmacêutico. O objetivo do blog, é informar sobre vários assuntos ligados à saúde em geral, e à farmácia em particular. Os vários temas são abordados de uma forma não exaustiva, acessível ao público em geral.


1 comentário

Imagem de perfil

De Chic'Ana a 01.10.2015 às 15:45

Sabia que o podia fazer, só não sabia era como o fazer! Obrigada!

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Calendário

Outubro 2015

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Pesquisar

  Pesquisar no Blog