Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Este é o mote da campanha da Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC) para assinalar o Dia Mundial do Coração, que se celebra hoje. A campanha convida os portugueses a medir o seu risco para a doença cardiovascular, a primeira causa de morte em Portugal. Pode consultar AQUI o site da SPC e fazer o teste “Sabe que tipo de coração é o seu?” Vá lá fazer...são só dois minutos.
Este inquérito já foi feito a mais de 1000 pessoas e concluiu que os portugueses com idades entre os 35 e os 70 anos admitem ter pelo menos três fatores de risco. Ao todo, 53% dos portugueses admitem sofrer de stress e de antecedentes familiares, 48% admitem fumar ou já ter fumado, 47% afirmam que são sedentários e 43% que têm excesso de peso. O que é que isto quer dizer? Quer dizer que o estilo de vida “comanda” a saúde do nosso coração.
Por isso mesmo, a adopção de um estilo de vida saudável é o primeiro passo para prevenir as doenças cardiovasculares. Está mais que provado que uma alimentação desequilibrada, a falta de exercício físico e o tabaco são os principais fatores de risco associados a estas doenças.
Enfarte do miocárdio, acidente vascular cerebral (AVC), insuficiência cardíaca, doenças das válvulas, arritmias e fibrilação auricular são alguns exemplos de doenças cardiovasculares, causadas, em grande medida, por um estilo de vida errado.
Por tudo isto, comece já hoje e aproveite o fim-de-semana:
- Faça uma boa caminhada ao ar livre, com a família ou amigos!
- Alimente-se de forma saudável! Sabe o que quero dizer, nada de “atafulhar o bandulho”...
- Hoje é um bom dia para começar: deixe de fumar!
- Divita-se e bom fim-de-semana!