Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Quem deve tomar a Vacina da Gripe?

por dicasdefarmaceutica, em 06.10.15

image.jpg

Arrancou este mês a vacinação contra a gripe sazonal.

 

Esta vacina tem como principal objetivo evitar as complicações graves desta doença, o que é de particular importância nos grupos de risco.

 

Quem deve ser vacinado?

- Pessoas com idade igual ou superior a 65 anos

- Doentes crónicos e imunodeprimidos

- Grávidas

- Profissionais de saúde e de algumas instituições

- Crianças e jovens internados em instituições

 

Portugal vai contar com mais de 1,2 milhões de doses gratuitas de vacina da gripe. Para receberem estas vacinas gratuitas, as pessoas devem dirigir-se ao centro de saúde, não necessitando de receita médica nem de pagar a taxa moderadora.

 

Quem tem direito a vacinação gratuita?

- Pessoas com idade igual ou superior a 65 anos

- Pessoas pertencentes a grupos de risco residentes em instituições ou internados

- Pessoas que fizeram transplantes e doentes em diálise

- Crianças e jovens internados em instituições

 

Pretende-se assim que em 2015 a percentagem de pessoas idosas vacinadas aumente, já que no ano passado, só 55% de pessoas com mais de 65 anos foram vacinadas. Se conhece pessoas nesta faixa etária que não costumam levar esta vacina, aconselhe-as a falar com o médico, para que se sintam mais seguras com a administração da mesma.

 

E quem não pode levar a vacina?

- Pessoas com alergia grave ao ovo

- Pessoas que tenham tido uma reação alérgica grave a uma dose anterior de vacina contra a gripe

 

Se tem dúvidas sobre se deve ou não tomar a vacina e se não está em nenhum dos grupos acima descritos, fale com o seu médico, pois vai precisar de uma receita para levantar a vacina na farmácia.

 

Muitas farmácias tem já profissionais habilitados para a administração de vacinas; se na sua farmácia não têm este serviço, dirija-se ao centro de saúde ou a uma clínica com serviço de enfermagem.

 

Como conservar a vacina da gripe?

Depois de comprada, a vacina deve ser administrada logo que possível.

Se a levar para casa para administração posterior, a vacina deve ser conservada dentro da embalagem, no frigorífico, entre +2º e +8ºC. Não a coloque na porta do frigorífico, pois esta está mais sujeita a variações de temperatura; a gaveta dos legumes é um bom local para conservar a sua vacina até ao dia da administração.

 

Proteja-se da gripe! 

A vacina deve ser administrada de Outubro até ao final do ano...não precisa de ir a correr...ainda tem muito tempo...

 

 

 

publicado às 17:44

Imagens

Algumas das imagens presentes no blog são retiradas da Web. Na impossibilidade de as creditar corretamente agradeço que, caso alguns dos autores não autorize a sua publicação, entre em contato, para que as mesmas sejam retiradas de imediato.

Termo de responsabilidade

A informação contida neste blog não substitui o aconselhamento médico ou farmacêutico. O objetivo do blog, é informar sobre vários assuntos ligados à saúde em geral, e à farmácia em particular. Os vários temas são abordados de uma forma não exaustiva, acessível ao público em geral.


4 comentários

Imagem de perfil

De dicasdefarmaceutica a 26.10.2015 às 12:31

Bom dia!
Obrigada pelo seu comentário!
As vacinas devem ser sempre conservadas no frigorífico e transportadas em saco térmico.
Como foram várias horas na carteira, aconselho explicar na farmácia o sucedido, para que lhe possam dispensar outra e inutilizar a primeira.
Cumprimentos,
Margarida
Sem imagem de perfil

De andreia a 27.10.2015 às 13:19

Obrigada pela resposta. Fui então á farmácia e disseram-me que não ma trocavam, que teria de comprar outra vacina mas pediram-me a receita!! Enfim, fiquei sem perceber. A verdade é que agora não tenho a possibilidade de ter a receita pois só irei ter consulta dia 16/11. É possível comprar a vacina sem receita e depois quando tiver a receita ir lá para comprovar?
Imagem de perfil

De dicasdefarmaceutica a 27.10.2015 às 21:00

Boa noite!
A vacina não pode ser trocada, mas pode ser destruída (entregue na farmácia) e com a cópia da receita (guia de tratamento) poderiam dispensar-lhe outra, pagando na totalidade.
As vacinas não podem ser vendidas sem receita, mas penso que existe um justificativo para tal, pois ainda deve estar na farmácia a primeira receita.
Tente de novo! Espero que consiga.

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Calendário

Outubro 2015

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Pesquisar

  Pesquisar no Blog