Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




image.jpeg

Está para breve, talvez ainda durante o primeiro trimestre de 2016, a implementação da medida proposta pela Direção Geral da Saúde (DGS), no sentido de reduzir para metade a quantidade de açúcar das embalagens individuais servidas na restauração.

Pretende-se que dos atuais 8 gramas, passem a 4 ou mesmo a 3 gramas por saquinho.

A referida proposta pretende ainda que estes pacotes de açúcar sejam disponibilizadas aos clientes apenas quando estes o solicitarem, evitando assim um desperdício, que se prevê ser da ordem dos 40%.    

 

Ainda em novembro falei dos pré-diabéticos (ver AQUI). Nada melhor do que uma medida destas para proteger estes "pré-doentes" e tratar da saúde dos cidadãos.

 

Sabe-se que há uma relação estreita entre o consumo de açúcar e a Diabetes tipo 2 e que todos os anos aparecem 60.000 novos casos de Diabetes. Os números justificam a medida, pois segundo as recomendações, o consumo de açúcar por dia não deve ultrapassar as 6 colheres de chá, incluindo o das saquetas, o dos cereais do pequeno almoço, o dos sumos, enfim, todo o açúcar que consumimos. Se pensarmos que um refrigerante pode equivaler a 10 colheres de chá de açúcar, sabemos que esta medida não chega, mas é um bom começo...

 

As estatísticas atribuem ao nosso país uma das taxas de Diabetes mais elevadas da Europa. Todos temos que fazer um esforço, para bem da nossa saúde e da saúde das nossas crianças, para que estas estatísticas nos apresentem outra realidade.

Se é muito guloso e põe o pacotinho todo de açúcar no café, comece já hoje a habituar-se e a reduzir a dose.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 19:20

Imagens

Algumas das imagens presentes no blog são retiradas da Web. Na impossibilidade de as creditar corretamente agradeço que, caso alguns dos autores não autorize a sua publicação, entre em contato, para que as mesmas sejam retiradas de imediato.

Termo de responsabilidade

A informação contida neste blog não substitui o aconselhamento médico ou farmacêutico. O objetivo do blog, é informar sobre vários assuntos ligados à saúde em geral, e à farmácia em particular. Os vários temas são abordados de uma forma não exaustiva, acessível ao público em geral.



Mais sobre mim

foto do autor


Calendário

Janeiro 2016

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31

Pesquisar

  Pesquisar no Blog