Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Portugal é um exemplo na luta contra a SIDA

por dicasdefarmaceutica, em 05.07.18

78DE4674-8ED1-4780-AE1B-50F2FB340FA1.jpeg

 

Muito se tem feito em Portugal na luta contra a SIDA. Desde os meus tempos de faculdade, em que o diagnóstico da doença estava a dar os primeiros passos e o tratamento era ainda uma “miragem”, que existem no nosso país alguns grupos de especialistas dedicados a esta doença. O resultado do empenho desta gente está a par do melhor que se faz no mundo no combate ao VIH. 

 

Portugal está entre o restrito grupo de países europeus com mais pessoas com VIH diagnosticadas e com mais doentes em tratamento que deixaram de transmitir a infeção, revelou hoje um responsável da Organização Mundial da Saúde (OMS). "Portugal tem feito um percurso exemplar na prevenção, detecão, tratamento e cuidados dos doentes com VIH", afirmou Masoud Dara, sublinhando que o país atingiu praticamente todos os objetivos estabelecidos no programa das Nações Unidas para o VIH/SIDA - ONUSIDA, conhecido como 90/90/90.

Portugal já atingiu dois dos objectivos: a identificação das pessoas infetadas e conseguiu que 90% dos doentes em tratamento atingissem uma carga muito indetectável, quase impossível de transmitir a infeção.

 

A média dos 53 países europeus que participam no programa revelam uma situação preocupante: apenas 69% de doentes estão identificados, a maioria não está em tratamento (58%) e apenas 36% de doentes que estão em tratamento deixaram de ser uma ameaça na transmissão do vírus. Masoud Dara aponta a situação vivida nos países da Europa de Leste como a principal razão para estas percentagens tão baixas, já que naquela região do globo a SIDA continua a ser um assunto tabu. 

Os números hoje revelados colocam Portugal ao lado de países como a Dinamarca, a Islândia, a Suécia, a Grã- Bretanha e a Irlanda do Norte. Estamos de parabéns!

 

Também as farmácias comunitárias vão colaborar, já a partir do próximo mês, para que o disgnóstico da doença seja feito o mais precocemente possível, mediante a realização do teste nas farmácias. Vai ser mais um passo para a deteção precoce e o consequente início atempado do tratamento. A SIDA tem que ser encarada sem tabus, próxima das pessoas, desde a prevenção até ao disgnóstico e ao tratamento. Vamos todos colaborar para continuarmos a ser um exemplo na luta contra a SIDA.

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 19:36

Imagens

Algumas das imagens presentes no blog são retiradas da Web. Na impossibilidade de as creditar corretamente agradeço que, caso alguns dos autores não autorize a sua publicação, entre em contato, para que as mesmas sejam retiradas de imediato.

Termo de responsabilidade

A informação contida neste blog não substitui o aconselhamento médico ou farmacêutico. O objetivo do blog, é informar sobre vários assuntos ligados à saúde em geral, e à farmácia em particular. Os vários temas são abordados de uma forma não exaustiva, acessível ao público em geral.



Mais sobre mim

foto do autor


Calendário

Julho 2018

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031

Pesquisar

  Pesquisar no Blog