Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
O laboratório de tecnologia farmacêutica da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto lançou uma plataforma online, onde os consumidores e os profissionais podem esclarecer as suas dúvidas sobre a composição e/ou a segurança de um determinado cosmético.
A plataforma chama-se PORTALinfoCOSMÉTICOS e pretende ser uma "comunicação fácil, com profundidade científica", como a define Isabel Martins de Almeida, docente desta Universidade e coordenadora da plataforma.
Já existem plataformas semelhantes noutros países, mas não existia nenhuma em língua portuguesa. Até agora, quando surgia uma dúvida sobre um determinado produto, teria que se recorrer ao Infarmed, pois é a entidade que supervisiona todos os produtos cosméticos vendidos em Portugal.
Na actualidade, o excesso de informação, sobretudo nas redes sociais, causa frequentemente alarmismos excessivos e informações erradas sobre saúde de um modo geral e sobre cosméticos, em particular. Qualquer pessoa fala de cosméticos, das suas composições e propriedades, consoante aquilo que lêem ou que lhes "impingem" nalgum folheto entregue em qualquer local. A fonte é a correta? Tem alguma credibilidade científica? Talvez...
Todos sabemos que a literacia da população na área da saúde é muito baixa e isto alarga-se à área particular da cosmética, daí a importância da existência de uma plataforma como esta.
A partir de agora, é fácil saber sobre a segurança e eficácia dos ingredientes de determinado cosmético e também sobre a sua regulamentação.
De qualquer forma, não estejam sempre a desconfiar dos cosméticos comercializados em Portugal, pois todos eles são legislados e supervisionados pelo Infarmed, que assegura se se trata de produtos seguros para a saúde.
Se tiver dúvidas, além de poder consultar esta plataforma, pode sempre ir à farmácia e conversar com o seu farmacêutico.