Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




image.jpg

A DPOC (Doença Pulmunar Obstrutiva Crónica) será, em 2020, segundo a OMS, a terceira principal causa de morte a nível mundial.

Peritos de todo o mundo estão preocupados com esta doença e procuram alternativas terapêuticas relevantes.

 

O Fluimucil (N-Acetilcisteína), é um dos fármacos mais conhecidos e utilizados em Portugal nas patologias do foro respiratório, devido sobretudo à sua ação mucolítica. Revela-se também de grande importância no tratamento da DPOC.

A inflamação crónica causada pela DPOC provoca o chamado stress oxidativo, uma das principais causas do envelhecimento celular e é também aqui que a Acetilcisteína mostrou a sua eficácia.

 

Segundo os peritos, "as terapias mais utilizadas hoje em dia para o tratamento da DPOC - nomeadamente broncodilatadores e corticosteroides inalados - atuam essencialmente nos sintomas da doença, sem afetar o seu mecanismo fisiopatológico, influindo ligeiramente na evolução da doença ao reduzir a frequência das exacerbações. Este resultado foi, pelo contrário, alcançado com a N-acetilcisteína (NAC), que se encontra hoje entre as moléculas mais estudadas como oportunidade terapêutica no combate à DPOC pelas suas propriedades antioxidantes e mucolíticas".

Em doses elevadas, a Acetilcisteína reduz significativamente a frequência das exacerbações da DPOC, com uma elevada tolerabilidade que confirma o seu perfil de segurança.

 

Apesar de tudo o que foi dito e de se tratar de um medicamento não sujeito a receita médica, não se automedique com Acetilcisteína sem o aconselhamento do farmacêutico ou do médico, sobretudo se é um doente com DPOC.

 

Se quiser saber mais sobre o Fluimucil e as doenças respiratórias consulte o site do laboratório Zambon.

Se quiser saber mais sobre a Acetilcisteína e a DPOC, veja AQUI o estudo que deu origem a este post.

publicado às 15:04

Imagens

Algumas das imagens presentes no blog são retiradas da Web. Na impossibilidade de as creditar corretamente agradeço que, caso alguns dos autores não autorize a sua publicação, entre em contato, para que as mesmas sejam retiradas de imediato.

Termo de responsabilidade

A informação contida neste blog não substitui o aconselhamento médico ou farmacêutico. O objetivo do blog, é informar sobre vários assuntos ligados à saúde em geral, e à farmácia em particular. Os vários temas são abordados de uma forma não exaustiva, acessível ao público em geral.


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Calendário

Julho 2015

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031

Pesquisar

  Pesquisar no Blog