por dicasdefarmaceutica, em 29.07.14
Não pensem que vou falar daqueles "emplastros" que nos seguem para todo o lado e que aparecem atrás de qualquer câmara...
Falo sim dos verdadeiros emplastros, aqueles que nos podem acompanhar para tirar algumas dores mais incomodativas e que não dão jeito nenhum nesta altura das férias.
Quase toda a gente já ouviu falar do "velhinho" emplastro Leão e alguns ainda se lembram do anúncio:
Este emplastro foi substituído pelo "Hansaplast Emplastro Térmico 4,8 mg Emplastro medicamentoso", mas muitos clientes ainda vão à farmácia pedir o tal do emplastro Leão. Este novo emplastro tem como princípio ativo a capsaicina, que é o princípio picante principal do fruto da pimenta e é conhecida pelas suas propriedades analgésicas. É recomendado para dores musculares e muito utilizado nas lombalgias.
Este emplastro deve ser colocado na pele entre 4 a 8 horas, podendo-se colocar de novo passadas 12 horas.
Eu gosto muito de recomendar o "TransAct LAT" por se mostrar de grande eficácia e segurança no alívio das dores. TransAct LAT está indicado no tratamento sintomático das situações de inflamação musculoesquelética localizada de origem pós-traumática ou reumática, resultando em dores musculares ou das articulações, que podem ser de natureza aguda ou crónica.
Tem como princípio ativo o flurbiporofeno, anti-inflamatório e analgésico.
Recomenda-se a aplicação de um só penso impregnado sobre a área afetada, devendo ser substituído de 12 em 12 horas.
Mais recente é o emplastro "Voltaren Plast", utilizado também para o alívio das dores e inflamações, em distensões, entorses e contusões.
Liberta de forma constante, prolongada e uniforme a sua substância ativa, o diclofenac, conhecido anti-inflamatório e analgésico.
Este emplastro é ultra-fino, sem odor, com aderência excelente à pele e tem a vantagem de vir em saquetas individuais; podem-se utilizar 2 emplastros por dia durante 7 dias.
Os emplastros são uma solução muito prática para o alívio das dores.
É sempre aconselhável ter alguma atenção às contra-indicações dos produtos, pois não é por serem "emplastros" que não podem causar alguns efeitos adversos, nomeadamente ao nível da hipersensibilidade cutânea.
E já sabe, se a dor se prolongar, alivie com o emplastro, mas aconselhe-se com o seu farmacêutico ou consulte o seu médico.