Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




06618440-C271-4FFC-83EB-89B1741891D4.jpeg

A maior parte dos manuais refere que a doença de Alzheimer é a responsável por 59 a 70% dos casos de demência. Portugal é uma excepção e um estudo de uma equipa do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, veio agora provar isso mesmo.

Após uma avaliação que envolveu 730 pessoas com mais de 55 anos, os investigadores concluíram que “os portugueses são mais afectados por demência vascular do que por Alzheimer”. Dentro dos vários casos de dmência, no nosso país, a demência vascular tem uma prevelência de 52%, enquanto que a doença de Alzheimer tem uma prevelência de 36,1%.

A explicação para estes números está no exagerado número de AVC (Acidente Vascular Cerebral). Portugal é o país da Europa que tem a mais elevada prevalência de AVC. Todos os dias morrem 100 portugueses por doença cérebro-cardiovascular.

Esta realidade deve-se sobretudo aos casos elevados de hipertensão arterial e ao consumo excessivo de sal, entre outros fatores.

Uma boa notícia para Portugal: a demência vascular, ao contrário da doença de Alzheimer, pode ser prevenida.

A demência vascular pode ser prevenida, corrigindo os fatores de risco e adoptando um estilo de vida saudável: exercício físico, alimentação equilibrada (com baixo consumo de sal) dormir bem e não fumar estão no topo da lista dos cuidados a ter.

Além disso, fazer rastreios regulares e “saber os seus números" (pulsação, tensão arterial, glicémia, colesterol, peso, altura, perímetro abdominal) é obrigatório, tentando mantê-los dentro da chamada "normalidade”. Esta é outra forma de prevenção.

Temos todos que trabalhar para que esta prevenção seja cada vez mais falada e praticada, de forma a diminuir os casos de doenças cérebro-cardiovasculares e, consequentemente, os casos de demência vascular.

 

 

 

publicado às 14:57

Imagens

Algumas das imagens presentes no blog são retiradas da Web. Na impossibilidade de as creditar corretamente agradeço que, caso alguns dos autores não autorize a sua publicação, entre em contato, para que as mesmas sejam retiradas de imediato.

Termo de responsabilidade

A informação contida neste blog não substitui o aconselhamento médico ou farmacêutico. O objetivo do blog, é informar sobre vários assuntos ligados à saúde em geral, e à farmácia em particular. Os vários temas são abordados de uma forma não exaustiva, acessível ao público em geral.


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Calendário

Janeiro 2019

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031

Pesquisar

  Pesquisar no Blog