Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Os ácidos gordos da família do Ómega-3 apresentam inúmeros benefícios para a saúde.
Os ácidos gordos podem ser classificados em três tipos: saturados, monoinsaturados e poli-insaturados. O ómega-3 é uma gordura poli-insaturada. Ele representa uma família de ácidos gordos e os tipos mais frequentes e melhores para a saúde são: o ácido alfa-linoleico, o ácido eicosapentaenoico (EPA) e o ácido docosahexaenoico (DHA).
O EPA e o DHA são encontrados nos animais marinhos, especialmente nos peixes, enquanto o ácido alfa-linoleico é de origem vegetal e pode ser convertido em DHA ou em EPA, como é o caso da chia e da linhaça.
Esses ácidos gordos são chamados de essenciais e o nosso organismo não consegue produzi-los, daí a importância deste suplemento.
Eu não sou muito dada a suplementos alimentares, pois uma boa alimentação fornece-nos quase tudo o que nos faz falta mas, na realidade, apesar de comermos peixe, normalmente não o ingerimos em quantidade e qualidade suficientes. Ainda ontem li um artigo muito interessante sobre o tão falado salmão (VER AQUI).
O nosso organismo tem necessidade de Ómega-3 para nos proteger de determinadas doenças. O termo "doenças cardíacas", por exemplo, não faz parte do vocabulário do povo esquimó, uma vez que as suas calorias diárias vêm de uma dieta rica em peixes e outros animais marinhos.
O Ómega-3 tem benefícios para:
- O sistema cardiovascular.
- A pressão arterial.
- A visão.
- O cérebro.
- Tem propriedades antiinflamatórias.
- Diminui o colesterol.
- Combate à depressão.
Como estes suplementos são provenientes da gordura do peixe, é muito importante serem produtos de qualidade, pois não podemos correr o risco de estar a beber óleo oxidado ou mesmo produtos tóxicos, como o mercúrio, tão prejudicial para a nossa saúde.
Quando comprar um suplemento de Ómega-3, lembre-se que o mais barato pode não ser o mais aconselhado.
Uma dica: para verificar a qualidade das cápsulas, pode colocá-las 5 horas no congelador. Se a cápsula congelar, não é de boa qualidade.
Mesmo assim, como quase todos os suplementos, o ómega-3 não deve exceder as doses recomendadas pelos fabricantes e algumas pessoas devem perguntar ao médico se é seguro a toma deste suplemento. É contra-indicado em pessoas com problemas de coagulação.
Ficam aqui alguns exemplos destes suplementos: