Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




O que o Brexit pode fazer aos medicamentos

por dicasdefarmaceutica, em 28.06.16

image.jpeg

Muita pesquisa, muitos artigos e muita informação sobre medicamentos vêm da capital britânica. A saída do Reino Unido da União Europeia terá de certeza consequências no sector farmacêutico.

 

Para já e como consequência imediata ao referendo do dia 23 de junho, a Agência Europeia de Medicamentos (EMA - European Medicines Agency), agora sediada em Londres, terá que mudar de país. São já vários os países interessados em "acolher" esta Agência, que é a responsável pela introdução de novos tratamentos na União Europeia.

 

A comunidade de pesquisa britânica vê o Brexit como uma séria ameaça ao financiamento e inovação, havendo mesmo quem fale de "um desastre para a ciência britânica", principalmente porque pode impedir que jovens cientistas migrem livremente dentro da Europa, como aconteceu até agora.

 

Sabe-se que 16 por cento dos artigos de maior impacto de todo o mundo, vêm do Reino Unido, de modo que os seus pedidos de financiamento sempre foram bem recebidos em Bruxelas. A partir de agora, a investigação vinda daquela parte do globo, pode ser bem mais lenta e os novos medicamentos podem demorar a chegar.

 

A indústria farmacêutica sediada no Reino Unido já mostrou a sua preeocupação, mas empresas "gigantes" como a GlaxoSmithKline (GSK) ou a AstraZneca tudo farão para que a saída da União Europeia não afete o acesso aos medicamentos, sobretudo aos medicamentos inovadores.

 

Claro que agora só se fala do Brexit e das possíveis consequências negativas do mesmo. A incerteza na situação económica e política do país afeta todos os ramos e a indústria farmacêutica não é excepção.

Só o futuro nos dirá o que poderá acontecer e quais as verdadeiras consequências do Brexit.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 19:45

Imagens

Algumas das imagens presentes no blog são retiradas da Web. Na impossibilidade de as creditar corretamente agradeço que, caso alguns dos autores não autorize a sua publicação, entre em contato, para que as mesmas sejam retiradas de imediato.

Termo de responsabilidade

A informação contida neste blog não substitui o aconselhamento médico ou farmacêutico. O objetivo do blog, é informar sobre vários assuntos ligados à saúde em geral, e à farmácia em particular. Os vários temas são abordados de uma forma não exaustiva, acessível ao público em geral.



Mais sobre mim

foto do autor


Calendário

Junho 2016

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930

Pesquisar

  Pesquisar no Blog