Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




O que é ser pré-diabético?

por dicasdefarmaceutica, em 16.11.15

image.jpg

13 por cento dos portugueses têm diabetes e 27 por cento têm pré-diabetes, o que representa 40 por cento da população afetada por esta doença.

 

No Sábado foi o dia mundial da diabetes. Muito se fala sobre esta doença que atinge tanta gente no mundo inteiro, mas talvez seja melhor começarmos a falar mais nos pré-diabéticos, pois estes são aqueles que vão fazer com que os números baixem.

 

O que é a pré-diabetes? Não é propriamente um diagnóstico de uma doença, mas é um alerta para o risco de vir a contrair diabetes tipo 2 nos próximos anos. E quando falamos de anos, podem ser dois, cinco ou até dez anos.

Uma pessoa é considerada de alto risco para progressão à diabetes (pré-diabético) quando apresenta alterações no metabolismo da glicose, isto é, níveis elevados de glicose de jejum ou hemoglobina glicosilada (HbA1c), além de tolerância diminuída à glicose. Segundo a ADA (American Diabetes Association), valores de glicemia de jejum entre 100 e 125 mg/dL, glicemia medida 2 horas após a ingestão de 75 gramas de glicose anidra entre 140 e 199 mg/dL e hemoglobina glicosilada entre 5,7 e 6,4%, aumentam significativamente o risco de progressão para diabetes, principalmente pessoas obesas, sedentárias e com história familiar positiva.

 

A maioria das pessoas em risco, vai ser diabética se não tomar os devidos cuidados.

A carga genética e a idade não são fatores modificáveis, por isso, contra esses, nada podemos fazer. Mas mudar o estilo de vida está ao alcance de todos: exercício físico e alimentação equilibrada são fulcrais para prevenir a diabetes e fazer com que os pré-diabéticos fiquem assim apelidados toda a sua vida.

 

Estudos demonstram que caminhar 40 minutos por dia pode ser o suficiente para reduzir em 30 por cento o risco de vir a desenvolver diabetes.

 

A dieta saudável é a melhor aliada dos pré-diabéticos. Que cuidados devem ter?

- Atingir o peso certo, pois a prevalência de diabetes em pessoas obesas (IMC>30) é quatro vezes maior do que em pessoas com um índice de massa corporal normal (IMC<25).

- Beber cerca de dois litros de água por dia e evitar as bebidas alcóolicas e os refrigerantes.

- Reduzir ou eliminar os açúcares da alimentação, pois estes têm não só um grande efeito hiperglicemiante, como têm uma ação negativa no peso.

- Gerir o consumo de hidratos de carbono durante o dia, pois estes, sendo a principal fonte de energia, devem ser consumidos com intervalos não inferiores a três horas durante o dia e de oito a nove horas durante a noite. É importante associar os hidratos de carbono complexos (pão, bolachas, massa, arroz) aos simples (fruta, leite, iogurtes).

- Optar por boas gorduras, como o azeite e reduzir o consumo de sal, prevenindo assim também, a hipercolesterolémia e a hipertensão arterial.

 

Alguns médicos aconselham também os pré-diabéticos a tomar Metformina, sobretudo para aqueles que têm excesso de peso. 

Se pensarmos que a Metformina pode reduzir o risco de contrair a doença em 20% e que o estilo de vida pode reduzir este risco de 30 a 40%, mais vale começar por mudar o estilo de vida.

 

As estatísticas atribuem ao nosso país uma das taxas de diabetes mais elevadas da Europa e os pré-diabéticos têm que levar a sério a sua "pré-doença", pois poder evitar uma doença como a diabetes, é uma ferramenta que está nas suas mãos e não pode ser menosprezada.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 17:49

Imagens

Algumas das imagens presentes no blog são retiradas da Web. Na impossibilidade de as creditar corretamente agradeço que, caso alguns dos autores não autorize a sua publicação, entre em contato, para que as mesmas sejam retiradas de imediato.

Termo de responsabilidade

A informação contida neste blog não substitui o aconselhamento médico ou farmacêutico. O objetivo do blog, é informar sobre vários assuntos ligados à saúde em geral, e à farmácia em particular. Os vários temas são abordados de uma forma não exaustiva, acessível ao público em geral.



Mais sobre mim

foto do autor


Calendário

Novembro 2015

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930

Pesquisar

  Pesquisar no Blog