Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




O perigo dos protetores solares caseiros

por dicasdefarmaceutica, em 25.07.14

Li hoje na revista "Visão" que que os médicos dermatologistas alertam para os perigos de usar um protetor solar feito em casa.

 

Desde sempre houve a tentação de experimentar receitas de bronzeadores (não protetores...), com o intuito de " dourar" a pele mais rapidamente. Todas já experimentámos ou ouvimos falar dos óleos à base de coco ou cenoura para"fritar" mais rapidamente.

 

Basta "navegarmos" um pouco pela internet para descobrirmos dezenas de receitas de "bronzeadores milagrosos sem químicos que fazem mal"...dizem as suas autoras. Também muitas bloguers populares publicam algumas receitas e alegam que já experimentaram e estão com uma "cor invejável".

 

Usar um protetor solar caseiro representa um risco agravado de melanoma.

Não há qualquer garantia que os produtos caseiros ofereçam proteção eficaz contra os raios UVA e UVB, além de poderem provocar manchas, alergias e queimaduras graves na pele. O que se passa é que este óleos fazem com que os raios UV penetrem mais na pele, provocando danos, por vezes, irreversíveis.

E, desenganem-se, estes produtos não mantêm a cor dourada do bronzeado.

 

Não é por acaso que centenas de empresas no mundo investem milhões para formular e testar os protetores solares, de forma a garantir uma proteção solar segura e eficaz.

 

Não posso terminar sem, mais uma vez, vos alertar para o perigo da exposição solar. Hoje, só as 2 DICAS mais importantes:

 

1- Utilize protetor solar adequado ao seu tipo de pele.

2- Não se exponha ao sol entre as 12 e as 16 horas.

 

BOM FIM-DE-SEMANA E BOA PRAIA!

publicado às 18:44

Imagens

Algumas das imagens presentes no blog são retiradas da Web. Na impossibilidade de as creditar corretamente agradeço que, caso alguns dos autores não autorize a sua publicação, entre em contato, para que as mesmas sejam retiradas de imediato.

Termo de responsabilidade

A informação contida neste blog não substitui o aconselhamento médico ou farmacêutico. O objetivo do blog, é informar sobre vários assuntos ligados à saúde em geral, e à farmácia em particular. Os vários temas são abordados de uma forma não exaustiva, acessível ao público em geral.


Comentar:

CorretorMais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Calendário

Julho 2014

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031

Pesquisar

  Pesquisar no Blog