Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




O perigo das Apps da Saúde

por dicasdefarmaceutica, em 14.03.16

image.jpeg

 

Já falei aqui várias vezes de Apps úteis na área da saúde, nomeadamente naquelas que lembram a hora de tomar a medicação, ou naquelas que lembram que está na hora de beber mais um copo de água, ou mesmo nas que ajudam ao não esquecimento da toma da pílula.

 

Quando a palavra-chave é "Prevenção" as Apps são muito úteis e ajudam todos, utentes e profissionais de saúde e bem-estar. 

Acho que posso mesmo afirmar que a grande maioria das Apps são inofensivas, visando sobretudo a motivação de quem as utiliza para hábitos de vida mais saudáveis.

 

O problema é que, das milhares de Apps da área da saúde (sim, são milhares...), algumas não têm qualquer controle e a segurança da informação é, muitas vezes, duvidosa.

Quando uma App promete ajuda num diagnóstico médico ou aconselha este ou aquele tratamento, o melhor é mesmo desconfiarmos e aconselharmo-nos com um profissional de saúde.

 

Enquanto que em Inglaterra e nos Estados Unidos existe regulação das Apps da Saúde, em Portugal e na grande maioria disse países europeus, isso ainda não existe e esta dita "medicina digital" não está fácil de parar.

 

É bom que existam Apps da Saúde, não sou de todo contra o seu uso mas, além de terem que ser reguladas, devem funcionar, sobretudo, como aliadas entre os vários profissionais de saúde e o utilizador da App.

 

Li hoje um artigo (ver AQUI) que referia que existem Apps que, após "analisarem" a tosse do utilizador, aconselham o xarope mais adequado. O que é isto? Vamos parar para pensar...um tratamento, mesmo de uma tosse, não pode ser "receitado" por uma App.

 

Já se fala de sensores que viajam no sangue e percorrem todos os recantos do corpo transmitindo para o smartphone alertas de cancro; outros controlam a exposição do organismo a radiações, poluição e pesticidas nos alimentos. Parece que estas são algumas das sofisticadas Apps que provavelmente vão estar acessíveis ao cidadão comum em 2025.

 

Por favor, senhores que "mandam" nesta área da saúde, Srs. ministros, Infarmed, arranjem com urgência métodos de regulação das Apps da saúde!

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 18:29

Imagens

Algumas das imagens presentes no blog são retiradas da Web. Na impossibilidade de as creditar corretamente agradeço que, caso alguns dos autores não autorize a sua publicação, entre em contato, para que as mesmas sejam retiradas de imediato.

Termo de responsabilidade

A informação contida neste blog não substitui o aconselhamento médico ou farmacêutico. O objetivo do blog, é informar sobre vários assuntos ligados à saúde em geral, e à farmácia em particular. Os vários temas são abordados de uma forma não exaustiva, acessível ao público em geral.



Mais sobre mim

foto do autor


Calendário

Março 2016

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031

Pesquisar

  Pesquisar no Blog