Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




O "elixir da juventude" dos diabéticos

por dicasdefarmaceutica, em 02.12.15

image.jpg

 

A metformina é o antidiabético mais utilizado no combate à doença. Trata-se de um medicamento muito acessível e parece que, além de ajudar a reduzir os níveis de glicose no sangue, tem outras propriedades milagrosas relacionadas com o abrandar do envelhecimento.

Mas porquê a metformina? A substância aumenta o número de moléculas de oxigénio libertadas na célula, o que parece estimular a robustez e a longevidade. Quando investigadores belgas testaram a metformina em ratos, a sua esperança média de vida aumentou perto de 40% e os seus ossos também ficaram mais fortes.

Em 2014, investigadores da Universidade de Cardiff descobriram que pacientes com diabetes que tomavam metformina viviam mais tempo do que os não diabéticos. 

 

Além destas propriedades, a metformina também é largamente utilizada em tratamentos de emagrecimento, pois tem a capacidade de reduzir significativamente o Índice de Massa Corporal (IMC). Além disso, conhecem-se nesta droga, propriedades anticancerígenas.

 

Trata-se de um medicamento que não tem muitas contra-indicações, sendo a mais relevante, apesar de rara, o aumento de ácido láctico, podendo conduzir a acidose láctica, pelo que deve ser administrada com precaução a pessoas com insuficiências renal, hepática, cardíaca ou pulmunar.

 

São várias as universidades do mundo a pesquisarem sobre este assunto. Os testes dos cientistas belgas, feitos com zebras, mostraram que a metformina, além de retardar o seu envelhecimento, tornavam estes animais mais saudáveis. Para mim, está é a grande descoberta, pois o que interessa mesmo é a qualidade de vida e não a quantidade de anos que vivemos.

 

Envelhecer é de certeza o maior fator de risco para muitas doenças, como o Alzheimer, a diabetes ou o cancro. Existem muitos mecanismos  eficazes para atrasar o envelhecimento como exercício físico, nutrição cuidada, redução do stress e sono reparador. Essas são as "receitas" mais eficazes para manter as pessoas saudáveis enquanto envelhecem.

Mesmo assim, para muitas pessoas, seria mais fácil tomar um ou dois comprimidos por dia...Será a metformina uma medida profilática para pessoas que não sofrem de diabetes? Vamos aguardar mais notícias sobre este suposto "elixir da juventude"...

publicado às 19:34

Imagens

Algumas das imagens presentes no blog são retiradas da Web. Na impossibilidade de as creditar corretamente agradeço que, caso alguns dos autores não autorize a sua publicação, entre em contato, para que as mesmas sejam retiradas de imediato.

Termo de responsabilidade

A informação contida neste blog não substitui o aconselhamento médico ou farmacêutico. O objetivo do blog, é informar sobre vários assuntos ligados à saúde em geral, e à farmácia em particular. Os vários temas são abordados de uma forma não exaustiva, acessível ao público em geral.


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Calendário

Dezembro 2015

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031

Pesquisar

  Pesquisar no Blog