Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
A Viviscal, marca líder em suplementos destinados à investigação, crescimento e fortalecimento do cabelo, apresentou as grandes conclusões do mais recente estudo de mercado desenvolvido em Portugal, no âmbito da saúde capilar (estudo "Nutrição e Saúde Capilar"):
-76% das portuguesas assumem uma maior preocupação com o enfraquecimento capilar.
- 50% das inquiridas que sofrem deste problema assumem que a sua auto-estima está debilitada.
- Apenas 32% das inquiridas tem efetivo conhecimento das mais-valias que os alimentos oferecem e quais os mais indicados perante uma situação de carência ou problema de saúde.
- O maior problema de saúde detetado no estudo, em 57% dos inquiridos, é ainda a falta de queratina, uma proteína fibrosa composta por cerca de 21 aminoácidos, presente nos cabelos e nas unhas.
Quando se fala em queda de cabelo, o primeiro profissional que vem à cabeça é o cabeleireiro. Quando o caso começa a ser mais sério e, por isso mesmo, muito mais difícil de resolver, é que a grande maioria das pessoas consulta outro profissional, como o farmacêutico. Por último, vêm então as consultas de nutrição e de endocrinologia na tentativa de resolução do problema.
Se o cuidado com aquilo que comemos estiver em primeiro lugar, talvez os problemas capilares apareçam de uma forma muito mais ténue e mais tardiamente.
Segundo Natália Costa, nutricionista consultora de Viviscal, “A alimentação afeta diretamente a saúde capilar e uma dieta pobre em proteínas, vitaminas B, C e E, zinco, ferro e cálcio, entre outros minerais, vai influenciar negativamente a produção de queratina. E no caso especifico das proteínas, estas são o elemento estruturante para desenvolver os fios de cabelo, ou seja a queratina. Sem os aminoácidos que compõem essas proteínas, a queratina será insuficiente, retirando força e vitalidade ao cabelo.”
Assim, podemos concluir que uma alimentação pobre em proteínas, minerais e vitaminas, além de provocar danos noutros órgãos do corpo, prejudica a qualidade e a quantidade de cabelo. Não é por acaso que as pessoas que têm a sua alimentação baseada quase exclusivamente em vegetais, têm muitos problemas capilares, por vezes difíceis de reparar, sobretudo devido a um baixo consumo de proteínas.
Por tudo isto, muitas vezes, é fundamental o recurso a suplementos alimentares, como o Viviscal, pois o exagero das dietas "radicais" e aparentemente saudáveis, faz com que as carências de determinados nutrientes, se reflitam de forma significativa na saúde capilar.
O nosso cabelo também é o reflexo daquilo que comemos!