Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Há já alguns anos que a contraceção transdérmica não apresentava novidades. Este fim de semana, no Congresso da Sociedade Portuguesa de Contraceção, foi apresentado um novo mini adesivo contracetivo, que vai estar disponível em Portugal a partir de novembro de 2015.
O novo mini adesivo distingue-se das restantes contraceções transdérmicas adesivas por ser uma contraceção de baixa dosagem e por ser o primeiro adesivo transparente disponível no mercado, o que o torna esteticamente mais apelativo para as mulheres que o usam, para além de ser mais fino e discreto.
Quando se falava de adesivos contracetivos, a primeira objeção era logo a parte estética, pois no verão, ir para a praia com um adesivo colocado, não parecia muito agradável. Agora, que vai aparecer um adesivo mais pequeno (3,7cm de diâmetro) e transparente, esta opção de contraceção já é mais viável.
O adesivo deverá ser trocado semanalmente, sendo uma excelente opção para as mulheres que não gostam de tomar a pílula todos os dias ou para aquelas que não conseguem ter horários regulares. Também as mulheres "esquecidas" têm mais esta alternativa.
O adesivo contracetivo é um método de contraceção constituído por um fino adesivo que se aplica sobre a pele, transferindo diariamente através da pele para a via sanguínea, as hormonas que inibem a libertação do óvulo.
Este adesivo tem uma baixa dosagem de Estradiol combinado com Gestodeno, que se traduz em menores efeitos adversos, boa tolerância e boa estabilização do endométrio, comparativamente com outros adesivos contracetivos.
"Segundo o estudo Avaliação das Práticas Contracetivas das Mulheres em Portugal 2015, que avaliou os hábitos de contraceção das mulheres em Portugal, as mulheres continuam a preferir a contraceção hormonal combinada.
Na contraceção transdérmica, enquanto em 2005 a utilização era apenas de cinco mulheres em cada cem, este cresceu para as 30 mulheres em cada cem, em 2015.
Este estudo mostra também que o adesivo é um dos métodos que tem um dos maiores índices de confiabilidade das mulheres, que chegaram aos 57,8%, ficando até acima da pílula".
Este método contracetivo é da responsabilidade da empresa Gedeon Richter, que tem como um dos principais ramos de atividade, a introdução de terapêuticas inovadoras na saúde da mulher.
Nunca se esqueça que o método contracetivo que a sua amiga mais gosta, pode não ser o indicado para si. Faça uma escolha consciente, de acordo sempre com o conselho do seu médico!