Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




image.jpg

 

Desde o dia 01 de julho, todas as farmácias e revendedores "online" a operar legalmente na União Europeia devem utilizar um logótipo comum a atestar a autenticidade e segurança dos medicamentos vendIdos.

Uma medida muito bem pensada para combater a venda de medicamentos falsos!

Algumas vezes que falei neste assunto, apelei sempre para não comprarem medicamentos na internet. Parece que agora podemos começar a pensar de outra forma e começam a estar reunidas algumas medidas de segurança que vão facilitar esta forma de compra, cada vez mais utilizada em tantos sectores.

 

O novo logótipo deverá estar visível na página principal de qualquer farmácia que esteja online. É verde. O retângulo situado ao meio, à esquerda, inclui a bandeira do país da UE onde se encontra estabelecida a farmácia online e o texto tem de estar traduzido para a língua ou línguas oficiais desse país.

 

Como comprar medicamentos online?

- Primeiro é preciso procurar o logótipo no site onde se pretende comprar os medicamentos.

- A seguir deve clicar-se nesse símbolo.

- Esse clique irá redirecionar o utilizador para o site da autoridade reguladora nacional, onde se encontra a lista de todas as farmácias online a funcionar legalmente e outros retalhistas de medicamentos legalmente autorizados.

- O utilizador deve verificar se a farmácia consta da lista.

- A seguir pode continuar a compra.

- Se o nome da farmácia não estiver na lista, a Comissão Europeia aconselha a que não se efetue qualquer compra. Deve antes recorrer-se a um retalhista de medicamentos legalmente autorizado constante da lista da autoridade reguladora nacional.

 

Na realidade, fiz uma pesquisa rápida na internet nos sites de algumas farmácias de referência de Lisboa e Porto e o logótipo ainda não existe, apesar de já estar referenciado no site do Infarmed.

publicado às 07:42

Imagens

Algumas das imagens presentes no blog são retiradas da Web. Na impossibilidade de as creditar corretamente agradeço que, caso alguns dos autores não autorize a sua publicação, entre em contato, para que as mesmas sejam retiradas de imediato.

Termo de responsabilidade

A informação contida neste blog não substitui o aconselhamento médico ou farmacêutico. O objetivo do blog, é informar sobre vários assuntos ligados à saúde em geral, e à farmácia em particular. Os vários temas são abordados de uma forma não exaustiva, acessível ao público em geral.



Mais sobre mim

foto do autor


Calendário

Julho 2015

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031

Pesquisar

  Pesquisar no Blog