Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Novo contracetivo intrauterino

por dicasdefarmaceutica, em 12.02.15

image.jpg

Sabia que cerca de 41 por cento de todas as gravidezes no mundo são indesejadas? Esta percentagem elevada deve-se, sobretudo, à falta de eficácia do métodos contracetivos utilizados.

 

A eficácia contracetiva está altamente relacionada com o cumprimento correto da utilização de determinado método contracetivo. Para algumas mulheres, a rotina do uso diário ou semanal de um determinado método é desaconselhável porque se esquecem, não são dadas a rotinas ou por outra qualquer razão que só a elas diz respeito.

Por vezes, é mais fácil tomar a pílula que a vizinha ou amiga toma e não pensar muito no assunto. Lá falha um dia ou outro e nunca aconteceu nada, até um dia...

 

O que me parece é que o conhecimento acerca de opções alternativas, em particular métodos de longa duração, tal como a contracepção intrauterina é ainda baixo. Normalmente, só as mulheres mais velhas utilizam estes métodos, por aconselhamento médico e as mais novas nem pensam nisso. Muitas mulheres também têm medo de terem dificuldade em engravidar após a utilização destes métodos.

 

Foi agora introduzido no mercado um novo dispositivo de libertação intrauterino (DLIU) que pode ser uma boa alternativa para muitas mulheres. Destina-se a todos os grupos etários, que pretendam uma contraceção intrauterina por um período de três anos, podendo ser removido em qualquer altura, com rápido retorno da fertilidade, segundo a Bayer, a empresa farmacêutica que lançou o produto.

image.jpg

 

Os especialistas referem que este é um "dispositivo mais pequeno, o que permite uma maior facilidade na aplicação em mulheres que nunca tiveram filhos e nas utentes com intervenções cirúrgicas anteriores. As mulheres que pretendam espaçar as gestações por um período não muito longo (3 anos) também são ótimas candidatas a este método".

 

Nunca opte por um método contracetivo sem se aconselhar com o seu médico; cada mulher é um caso e este é um assunto demasiado sério para ouvir "conselhos da vizinha"...

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 17:49

Imagens

Algumas das imagens presentes no blog são retiradas da Web. Na impossibilidade de as creditar corretamente agradeço que, caso alguns dos autores não autorize a sua publicação, entre em contato, para que as mesmas sejam retiradas de imediato.

Termo de responsabilidade

A informação contida neste blog não substitui o aconselhamento médico ou farmacêutico. O objetivo do blog, é informar sobre vários assuntos ligados à saúde em geral, e à farmácia em particular. Os vários temas são abordados de uma forma não exaustiva, acessível ao público em geral.



Mais sobre mim

foto do autor


Calendário

Fevereiro 2015

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728

Pesquisar

  Pesquisar no Blog