Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
O pior na doença de Alzheimer é termos consciência que os sintomas da doença têm tendência a piorar com o tempo, levando as pessoas a deixarem mesmo de reconhecer os familiares, sentirem dificuldade em pronunciar palavras, ler, escrever ou realizar tarefas simples como escovar os dentes ou pentear o cabelo.
Um lar de idosos no Bronx, Nova Iorque, decidiu testar uma nova forma de terapia nos seus doentes com este ou outro tipo de demência.
Inspirado no filme “A Minha Namorada Tem Amnésia”, o lar "Hebrew Home" decidiu mostrar a cada doente, todas as manhãs, um vídeo gravado pelos seus familiares e amigos, onde estes contam histórias sobre acontecimentos passados e explicam o porquê da pessoa estar onde está, ou seja, a razão pela qual a pessoa está no lar. Todas as manhãs recebem, via mensagem, uma visita de alguém que os faça recordar algo, mesmo que eles não saibam o quê.
Este programa de mensagens gravadas pretende ajudar pessoas com demência, que muitas vezes acordam muito agitadas e assustadas por não saberem onde estão, nem quem são as pessoas que estão a tratar delas.
Os resultados desta terapia vão ser avaliados e, caso se verifique alguma evolução positiva nos pacientes, poderá com facilidade ser expandido em muitas instituições por todo o mundo.