Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Não meça os xaropes "à colherada"...

por dicasdefarmaceutica, em 19.04.15

image.jpg

 

No relatório publicado no jornal “Pediatrics”, os especialistas adiantam que, todos os anos, mais de 70 mil crianças chegam às urgências norte-americanas com sobredosagens de medicamentos líquidos.

Os erros mais comuns são medidas incorretas e uso do objeto errado para a toma, por exemplo, encher uma colher de sopa quando a dose correta seria uma colher de chá ou mesmo fazer medidas a "olho"...

 

As evidências científicas mostram que "a normalização mundial do sistema de dosagem milimétrica é mais rigoroso e menos permeável a erros”. Assim, mesmo que o medicamento venha acompanhado por uma colher medidora, se esta não tiver as marcas de mililitros (algumas trazem apenas uma linha medidora a meio), é preferível usar uma seringa descartável, dosear corretamente o líquido e, se for necessário, transferi-lo então para a colher. Pode também ser utilizado um copo medidor, com as respetivas marcas em mililitros.

image.jpg

1 - Seringa descartável

2 - Copo medidor em mililitros

3 - Colher com marcas em mililitros 

 

Quando se fala de colher de chá ou de sopa, a correspondência em mililitros é a seguinte:

1 colher de chá = 5ml

1 colher de sopa = 15ml

O problema quando não se mede em mililitros é que, nem todas as colheres de chá ou de sopa, são iguais.

 

De um modo geral, quanto mais pequena é uma criança, menos quantidade de medicamento ela necessita. Dar mais do que é necessário pode ser muito perigoso. Geralmente, nas crianças, a quantidade de medicamento a administrar (dose) é recomendada em dose/kg de peso da criança. Quando não se sabe o peso, a quantidade a administrar (dose) pode ser estimada pela idade da criança. Só se deve utilizar a idade da criança quando não se conhece o seu peso. Nas crianças é sempre mais seguro pesar para calcular a dose.

É preciso respeitar a dose recomendada e ter especial atenção aos recém-nascidos.

 

Outra dica importante, é agitar sempre os xaropes antes de usar, de forma a uniformizar o princípio ativo e assegurar que se está a administrar a dose correta.

 

Para evitar que uma criança se engasgue, não se deve administrar os medicamentos quando a criança está deitada de costas, nem com a cabeça inclinada para trás. É necessário garantir que a criança tem a cabeça inclinada para a frente. Nunca se deve dar a uma criança um medicamento, por via oral, quando está a dormir, a ter um ataque, ou inconsciente.

 

Em resumo:

- Meça corretamente a dose de medicamento a utilizar (em mililitros).

- Dê preferência à utilização de uma seringa descartável, copo doseador ou colher com marcas em mililitros.

- Agite os xaropes em cada utilização.

- Atenção à posição da criança: deve estar de pé ou sentada, com a cabeça direita ou inclinada para a frente.

- Siga rigorosamente as instruções do médico prescritor ou do farmacêutico.

 

Nota:

Administração com a seringa: Assegure-se que a seringa não tem bolhas. Pode administrar o xarope diretamente pela seringa na boca da criança ou com uma colher. Quando administrado diretamente na boca, a criança deve estar corretamente sentada. O melhor é esvaziar a seringa lentamente para o lado interior da bochecha. De modo a evitar que a criança se engasgue, deve adaptar a velocidade do esvaziamento da seringa à velocidade de deglutição da criança.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 16:31

Imagens

Algumas das imagens presentes no blog são retiradas da Web. Na impossibilidade de as creditar corretamente agradeço que, caso alguns dos autores não autorize a sua publicação, entre em contato, para que as mesmas sejam retiradas de imediato.

Termo de responsabilidade

A informação contida neste blog não substitui o aconselhamento médico ou farmacêutico. O objetivo do blog, é informar sobre vários assuntos ligados à saúde em geral, e à farmácia em particular. Os vários temas são abordados de uma forma não exaustiva, acessível ao público em geral.


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Calendário

Abril 2015

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930

Pesquisar

  Pesquisar no Blog