Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Não desvalorize as "Dores nas Costas"...

por dicasdefarmaceutica, em 20.11.14

image.jpg

 

A Lombalgia é uma dor localizada na região lombar e é aquilo a que vulgarmente chamamos "dor nas costas".

Trata-se de um sintoma muito frequente na população em geral e é a causa mais frequente de incapacidade temporária para pessoas com menos de 45 anos de idade.

 

A maioria das "dores nas costas" tem um carácter benigno e, normalmente, está associada a algum esforço intenso, posições prolongadas de pé ou a uma má postura. Nestes casos, a dor piora ao longo do dia e alivia com o repouso. Esta dor é muitas vezes acompanhada de contraturas musculares, que agravam a sensação de desconforto.

Se se trata de uma "lombalgia benigna", após um exame físico adequado, o médico dá alguns conselhos, nomeadamente em relação à postura e ao exercício físico apropriado para cada caso.

Algumas terapias alternativas, fisioterapia ou massagem também podem aliviar os sintomas. Conheço algumas pessoas que aliviaram este tipo de dor com a "terapia de Bowen" (VER AQUI), sobre a qual falarei num outro post.

Muitas vezes, são receitados analgésicos e/ou relaxantes musculares para o alívio da dor.

 

 Como a dor na região lombar é uma queixa muito frequente, tende a ser desvalorizada, o que faz com que algumas situações se arrastem por muito tempo, por vezes anos, até que o doente vá ao médico para que o diagnóstico seja feito.

Isto porque, nem sempre a lombalgia é uma situação benigna; pode ter uma causa infecciosa, neoplásica ou inflamatória e tem que ser devidamente tratada.

Jovens com menos de 45 anos que surgem com um quadro de lombalgia prolongada, com dores durante o período de repouso, rigidez matinal na coluna vertebral e que aliviam a dor com a toma de antiinflamatórios não esteróides (ex: ibuprofeno), devem consultar o médico, sendo muitas vezes encaminhados para a reumatologia.

Grande parte destes doentes sofre de lombalgias de origem inflamatória, como a espondilartrite axial, muito comum nestas idades.

 

O diagnóstico precoce e o início de tratamento adequado são fundamentais para melhorar a qualidade de vida destes doentes.

 

NÃO MENOSPREZE AS "DORES NAS CAUSAS". CONHEÇA AS CAUSAS E MELHORE A SUA QUALIDADE DE VIDA!

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 17:23

Imagens

Algumas das imagens presentes no blog são retiradas da Web. Na impossibilidade de as creditar corretamente agradeço que, caso alguns dos autores não autorize a sua publicação, entre em contato, para que as mesmas sejam retiradas de imediato.

Termo de responsabilidade

A informação contida neste blog não substitui o aconselhamento médico ou farmacêutico. O objetivo do blog, é informar sobre vários assuntos ligados à saúde em geral, e à farmácia em particular. Os vários temas são abordados de uma forma não exaustiva, acessível ao público em geral.



Mais sobre mim

foto do autor


Calendário

Novembro 2014

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30

Pesquisar

  Pesquisar no Blog