Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Que boa notícia! Este é um post muito dedicado aos meus colegas farmacêuticos...
Foi ontem publicada uma Portaria que institui uma renumeração adicional às farmácias. Espero que este seja o primeiro passo de uma nova era para a profissão farmacêutica, que desde sempre contribuiu para "melhorar a saúde" de todos aqueles que, pela proximidade, têm na farmácia o "remédio" para quase todos os males.
Deixo-vos aqui a newsletter da Ordem dos Farmacêuticos que acabei de receber no meu email, relativamente a este assunto:
"Foi publicada em Diário da República a Portaria n° 18-A/2015, de 2 de Fevereiro, que "define os termos e condições a que obedece o pagamento de uma remuneração adicional às farmácias participantes em programas de saúde pública pelo contributo para a redução da despesa do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e dos utentes com medicamentos genéricos comparticipados pelo SNS e dispensados pelas farmácias". Materializa-se assim a partilha entre o Estado, os doentes e as farmácias das poupanças geradas pela utilização de medicamentos genéricos, a exemplo do que acontece noutros países europeus, como a França, a Bélgica e a Suíça.
Esta iniciativa legislativa concretiza uma ideia há muito defendida pela Ordem dos Farmacêuticos (OF) e transmitida em diversas ocasiões pelo bastonário aos responsáveis do Ministério da Saúde.
Finalmente, o Ministério da Saúde passa a olhar mais atentamente para as farmácias, e para os milhares de farmacêuticos que aí exercem, como parceiros que podem dar contributos substantivos para promover ganhos em saúde e para alcançar metas, incluindo as de natureza económica, definidas pelas políticas públicas.
A OF espera que a publicação da Portaria n° 18-A/2015 constitua o início de uma nova era, marcada por uma nova atitude dos decisores políticos em relação às farmácias e aos farmacêuticos."