Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
As micoses da unhas, também chamadas onicomicoses, são infeções das unhas causadas por fungos.
As fontes destas infeções podem ser: o solo, animais, outras pessoas (contágio) ou material de manicure ou pedicure mal desinfetado.
As unhas mais frequentemente afetadas são as unhas dos pés, pois estão mais frequentemente em contato com ambientes húmidos, como sapatos, ténis, chão de ginásios, piscinas ou duches de balneários.
Os fungos das unhas podem causar algum embaraço e vergonha a nível estético, pois quando vem o tempo quente, queremos pôr os pés à mostra e é muito feio ter uma ou mais unhas com fungos. Disfarçar com verniz de cor não adianta, pois só vai agravar o estado da infeção, dificultando o tratamento.
SINTOMAS DAS ONICOMICOSES
- Unhas endurecidas e grossas.
- Modificação da cor das unhas, ficando mais amareladas; podem aparecer manchas na superfície.
- Unhas frágeis e quebradiças.
- Dor e desconforto ao andar e a calçar os sapatos.
TRATAMENTO
- Tratamento tópico: antifúngicos em verniz. Após a aplicação na superfície da unha, penetram, destruindo diretamente o fungo. A utilização adequada destes vernizes poderá ser eficaz em cerca de 75% das onicomicoses. Há vários no mercado e o farmacêutico pode aconselhar qual o mais adequado para o seu caso. Siga todas as instruções de aplicação indicadas pelo fabricante.
- Tratamento oral: antifúngicos em comprimidos ou cápsulas. Deve seguir as indicações do médico e não interromper o tratamento.
- Tratamento com associação de antifúngicos orais e tópicos.
Para que o tratamento seja bem sucedido, o fungo causador da infeção deve ser totalmente eliminado da unha; a unha doente deve ser totalmente substituída por uma nova, daí serem tratamentos muito demorados...é preciso muita persistência.
É importante referir que as micoses das unhas podem ser recidivas, isto é, a infeção pode regressar no caso de tratamento inapropriado ou incompleto. Se tem este problema, não adie o início do tratamento; quanto mais cedo começar, mais rápido e mais eficaz será o tratamento.