Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Micose das unhas

por dicasdefarmaceutica, em 11.06.14

As micoses da unhas, também chamadas onicomicoses, são infeções das unhas causadas por fungos.

As fontes destas infeções podem ser: o solo, animais, outras pessoas (contágio) ou material de manicure ou pedicure mal desinfetado.

 

As unhas mais frequentemente afetadas são as unhas dos pés, pois estão mais frequentemente em contato com ambientes húmidos, como sapatos, ténis, chão de ginásios, piscinas ou duches de balneários.

 

Os fungos das unhas podem causar algum embaraço e vergonha a nível estético, pois quando vem o tempo quente, queremos pôr os pés à mostra e é muito feio ter uma ou mais unhas com fungos. Disfarçar com verniz de cor não adianta, pois só vai agravar o estado da infeção, dificultando o tratamento.

 

SINTOMAS DAS ONICOMICOSES

 

- Unhas endurecidas e grossas.

- Modificação da cor das unhas, ficando mais amareladas; podem aparecer manchas na superfície.

- Unhas frágeis e quebradiças.

- Dor e desconforto ao andar e a calçar os sapatos.

 

TRATAMENTO

 

- Tratamento tópico: antifúngicos em verniz. Após a aplicação na superfície da unha, penetram, destruindo diretamente o fungo. A utilização adequada destes vernizes poderá ser eficaz em cerca de 75% das onicomicoses. Há vários no mercado e o farmacêutico pode aconselhar qual o mais adequado para o seu caso. Siga todas as instruções de aplicação indicadas pelo fabricante.

 

- Tratamento oral: antifúngicos em comprimidos ou cápsulas. Deve seguir as indicações do médico e não interromper o tratamento. 

- Tratamento com associação de antifúngicos orais e tópicos.

 

Para que o tratamento seja bem sucedido, o fungo causador da infeção deve ser totalmente eliminado da unha; a unha doente deve ser totalmente substituída por uma nova, daí serem tratamentos muito demorados...é preciso muita persistência.

 

É importante referir que as micoses das unhas podem ser recidivas, isto é, a infeção pode regressar no caso de tratamento inapropriado ou incompleto. Se tem este problema, não adie o início do tratamento; quanto mais cedo começar, mais rápido e mais eficaz será o tratamento.

 

 

publicado às 18:39

Imagens

Algumas das imagens presentes no blog são retiradas da Web. Na impossibilidade de as creditar corretamente agradeço que, caso alguns dos autores não autorize a sua publicação, entre em contato, para que as mesmas sejam retiradas de imediato.

Termo de responsabilidade

A informação contida neste blog não substitui o aconselhamento médico ou farmacêutico. O objetivo do blog, é informar sobre vários assuntos ligados à saúde em geral, e à farmácia em particular. Os vários temas são abordados de uma forma não exaustiva, acessível ao público em geral.


1 comentário

Sem imagem de perfil

De Maria a 16.06.2016 às 09:55

Olá!
Infelizmente já experimentei um fungo na unha, foi horrível! Tentei produtos diferentes, os da base natural até produtos que comprei no mercado. Vi que já aconselha um, tenho outro que me ajudou enorme: http://excilor.com/fungal-nail-treatment/fungal-nail/#content
então, obrigada pelas suas dicas usíveis!

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Calendário

Junho 2014

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930

Pesquisar

  Pesquisar no Blog