A Hipertensão é, sem dúvida, um dos principais fatores de Risco Cardiovascular.
Muito há para dizer sobre este assunto, mas hoje vou só explicar o que é a hipertensão e quais os valores ideais, segundo as directrizes internacionais.
Quando se mede a pressão arterial, utilizamos, normalmente, dois valores, como, por exemplo 120/70 mmHg (milímetros de mercúrio). Algumas pessoas preferem dizer 12/7 cmHg (centímetros de mercúrio), mas isso não é relevante, tanto faz dizer de uma maneira como de outra.
O primeiro valor (por exemplo 120 ou 12) é a pressão máxima (ou sistólica) e representa a força alcançada quando o coração se contrai para expulsar o sangue.
O segundo valor (por exemplo 70 ou 7) é a pressão mínima (ou diastólica) e representa a força que se mantém quando o coração relaxa, para receber de novo o sangue.
Quando as artérias estreitam, o sangue tem que fazer mais força para passar, o que provoca uma subida da pressão arterial. Se essa subida ultrapassar os valores normais, surge a HIPERTENSÃO.
Segundo as directrizes Internacionais, os doentes com Hipertensão são divididos em vários graus, consoante os níveis de pressão sistólica (máxima) e diastólica (mínima):
< 130 mmHg / < 85 mmHg - Pressão Arterial Normal
130 - 139 mmHg / 85 - 89 mm Hg - Pressão Arterial Normal Alta
140 - 159 mmHg / 90 - 99 mmHg - Hipertensão Grau 1
160 - 179 mmHg / 100 - 109 mmHg - Hipertensão Grau 2
> ou = 180 mmHg / > ou = 110 mm Hg - Hipertensão Grau 3
Mas atenção: valores elevados encontrados apenas uma vez podem não significar hipertensão. É preciso fazer, pelo menos, mais duas medições, em dias diferentes e só se os valores elevados se mantiverem é que suspeitamos que a pressão arterial está fora de controle. Neste caso, convém consultar o médico.
Se os valores estiverem iguais ou superiores a 180/110 mmHg, meça novamente. Se se confirmarem, peça ajuda ao seu farmacêutico ou vá a uma consulta de imediato, pois é importante baixar a sua pressão, para reduzir o risco cardiovascular.
Não se esqueça que a única forma de saber se a sua pressão arterial está acima do normal, é medi-la regularmente na farmácia ou em casa, para além da medição feita nas consultas médicas.
Isto é muito importante porque, muitas vezes, nas consultas, os valores estão frequentemente elevados ("síndroma da bata branca"), devido à ansiedade do momento.
MEÇA A TENSÃO REGULARMENTE!