É por volta dos 50 anos que as mulheres notam que o corpo está a mudar. Em vez da pêra, ampulheta ou cenoura que lhes dava a forma, os corpos vão assumindo contornos de maçã, com a linha da cintura a esvair-se. É a gordura a acumular-se no abdómen; manter o peso torna-se mais difícil.
A culpa é das hormonas, que interferem no apetite e no metabolismo, que fica mais lento, havendo uma maior probabilidade da gordura se acumular. As roupas vão ficando mais apertadas. Vejam a parte boa, pode ser uma boa desculpa para renovar o guarda-roupa...
A menopausa é um processo natural que se traduz na ausência de menstruação quando os ovários deixam de funcionar; a mulher perde a capacidade de reprodução. Os primeiros sinais ocorrem, em média, por volta dos 50 anos.
Os sintomas da menopausa variam de mulher para mulher e não acontecem com a mesma intensidade para todas; algumas não apresentam sequer queixas.
Os sintomas mais comuns são:
- Calores, afrontamentos e suores noturnos.
- Irritabilidade, ansiedade e dificuldade de concentração.
- Insónias.
- Secura vaginal e diminuição de desejo sexual.
Muitas vezes, os médicos indicam reposição hormonal para diminuir a intensidade dos sintomas. Alguns medicamentos contêm as mesmas hormonas produzidas pelos ovários, mas em menor quantidade. Devem falar sempre com o médico antes do início de qualquer reposição hormonal, pois cada mulher é um caso e, para algumas, é totalmente desaconselhado.
Podem sempre adotar algumas medidas que ajudam a passar esta nova fase da vida com qualidade, já que o envelhecimento ainda vem longe.
ALGUMAS DICAS:
- Comer adequadamente. Dar preferência às verduras, legumes, fibras, azeite, carne branca e peixe.
- Beber 1,5 a 2 litros de água por dia.
- Praticar exercício físico. Dar preferência aos exercícios aeróbicos (por exemplo, caminhada), pois previnem também a osteoporose e as doenças cardiovasculares.
- Não fumar.
- Manter uma vida sexual ativa.
- Incluir soja e seus derivados na alimentação do dia a dia, devido ao seu elevado teor de fitoestrogénios, substância de origem vegetal cuja estrutura e ação biológica é similar à dos estrogénios humanos. A isoflavona de soja é um derivado da soja, que é um grande aliado das mulheres na menopausa, pois ajuda a controlar os incómodos que ocorrem nesta fase da vida da mulher.
E não se esqueça que a menopausa não é o fim.
A MENOPAUSA É O INÍCIO DE UM NOVO CICLO DE VIDA