Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]





Hoje no Diário de Notícias lia que a mortalidade por diabetes aumentou 55% desde o início do século e que, ainda mais alarmante, a incidência da diabetes tipo 1 em crianças e jovens mais do que duplicou este século.

Para ficarmos mais animados, numa outra fonte, podemos ler uma notícia que revela uma nova esperança de cura para a mesma doença, o que nos faz acreditar que estes números podem ser invertidos dentro de poucos anos.

O pâncreas produz insulina e amilina que, normalmente, trabalham em conjunto para regular a resposta do organismo aos alimentos. Alguma da amilina produzida pode ficar depositada à volta das células do pâncreas, formando aglomerados tóxicos que impedem o bom funcionamento das células produtoras de insulina, dando origem à diabetes.

Os investigadores da Universidade de Manchester acreditam ser possível a cura da doença através de medicamentos que impeçam a acumulação da amilina ou de medicamentos que dissolvam os aglomerados já existentes.

Prevê-se que os ensaios clínicos comecem dentro de dois anos. Mais uma esperança para tantos diabéticos espalhados pelo mundo...

publicado às 18:37

Imagens

Algumas das imagens presentes no blog são retiradas da Web. Na impossibilidade de as creditar corretamente agradeço que, caso alguns dos autores não autorize a sua publicação, entre em contato, para que as mesmas sejam retiradas de imediato.

Termo de responsabilidade

A informação contida neste blog não substitui o aconselhamento médico ou farmacêutico. O objetivo do blog, é informar sobre vários assuntos ligados à saúde em geral, e à farmácia em particular. Os vários temas são abordados de uma forma não exaustiva, acessível ao público em geral.


Comentar:

CorretorMais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Calendário

Agosto 2014

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31

Pesquisar

  Pesquisar no Blog