Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Quando falei no post do dia 25 de Outubro (VER AQUI) do livro "A Próxima Peste", apelidei-o de estranhamente atual e, na realidade, parece que tenho razão, pois esta bactéria chamada "Legionella", que invadiu as notícias destes últimos dois dias, é uma das que Laurie Garrett descreve no seu livro.
Em 1976, em Filadélfia, um surto de pneumonia afetou os participantes da convenção anual da divisão da Pensilvânia da Legião Americana. A doença provocou a morte a 34 pessoas e foi chamada de "Doença dos Legionários", pois o agente responsável pela infecção era ainda desconhecido.
Cerca de 30 pessoas deram ontem entrada no Hospital de Vila Franca de Xira, todas infectadas pela bactéria Legionella.
A confusão instalou-se: o medo do contágio através da água provocou uma corrida aos supermercados daquela zona, para compra de água engarrafada, que acabou por esgotar em muitos estabelecimentos.
Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Vila Franca de Xira, após procederem a análises à água, tranquilizaram a população, garantindo a boa qualidade da água para consumo humano.
Ao ouvir as primeiras notícias, também me pareceu que algo não estava a ser bem transmitido, uns diziam que a bactéria se transmitia através da água e outros garantiam que não.
Na realidade, a Legionella transmite-se por via aérea (respiratória), através da inalação de gotículas de água ou de aspiração de água contaminada. A bactéria não se transmite de pessoa para pessoa, nem pela ingestão de água contaminada. No entanto, ao beber água, a proximidade das vias respiratórias pode levar à inalação de gotículas contaminadas, não sendo o mais usual.
É muito comum o aparecimento da Legionella nos sistemas de ventilação, como condutas de ar condicionado ou condensadores de vapor. Como em muitos casos, a prevenção é fundamental, procedendo a uma desinfecção periódica destes sistemas.
Apesar da transmissão da "Legionella Pneumophila" não se transmitir de pessoa para pessoa, a Direcção Geral de Saúde (DGS) recomenda a ligação à linha de saúde 24 (808242424) antes de se deslocarem à urgência.
Para saber mais sobre este assunto, pode consultar o site da Direção Geral de Saúde.