Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




image.jpeg 

Ouvi esta notícia hoje no noticiário da manhã e, como acho um projeto fantástico, vou partilhar convosco.

O Hospital Garcia de Orta tem 20 camas domiciliárias e já internou 115 doentes agudos nas próprias casas. Mas afinal, o que é isto?

 

Trata-se de um serviço para internar doentes agudos que, apesar de necessitarem de cuidados permanentes, têm condições para serem tratados nas suas casas. A exigência principal é terem um familiar cuidador, o qual se vai tornar no grande aliado do médico e dos restantes profissionais que fazem parte dessa equipa, para que nada falte ao doente.

 

Tudo está preparado para o doente ser tratado na sua própria casa e os procedimentos que exigem a presença de profissionais especializados, são sempre realizados por estes. Por exemplo, o familiar pode aprender a dar oxigénio ao doente, mas se houver necessidade de antibioterapia diária (intravenosa), essa será sempre feita pela equipa que diariamente se desloca ao domicílio.

A recolha para as análises também são feitas na casa do doente e, desta forma, este só se deslocará ao hospital para realizar exames mais específicos.

Quando o médico dá alta ao doente, a única diferença é que ele já está na sua própria casa, mas a partir desse dia, deixará de ter a visita dessa equipa multidisciplinar que o acompanhou durante a doença.

 

A grande vantagem, além do conforto e do "mimo" da própria casa, junto dos familiares e amigos, é o menor risco de apanhar bactérias multirresistentes, responsáveis por grande parte da infeções hospitalares.

Para o sistema de saúde, apesar de ter que disponibilizar os meios técnicos e humanos (equipa de médicos e enfermeiros) para assegurar este novo serviço de internamento,  vai poupar no custo da cama hospitalar, sobretudo na parte hoteleira, além de deixar mais camas livres nas unidades hospitalares.

 

Este é um bom exemplo a seguir nos restantes hospitais do país!

publicado às 16:37

Imagens

Algumas das imagens presentes no blog são retiradas da Web. Na impossibilidade de as creditar corretamente agradeço que, caso alguns dos autores não autorize a sua publicação, entre em contato, para que as mesmas sejam retiradas de imediato.

Termo de responsabilidade

A informação contida neste blog não substitui o aconselhamento médico ou farmacêutico. O objetivo do blog, é informar sobre vários assuntos ligados à saúde em geral, e à farmácia em particular. Os vários temas são abordados de uma forma não exaustiva, acessível ao público em geral.


Comentar:

CorretorMais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Calendário

Abril 2016

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Pesquisar

  Pesquisar no Blog